Hemope inicia a Semana do Doador de Sangue

Programação abrange todos os Hemocentros do Estado e segue até o dia 30 de novembro

Publicado em: 25/11/2024 08:53 | Atualizado em: 25/11/2024 15:10

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) inicia, a partir desta segunda-feira (25), a Semana do Doador de Sangue em Pernambuco. 

Marcando a abertura da celebração, haverá a entrega simbólica de certificados em homenagem aos doadores que fazem parte da história de 47 anos da fundação. Até o fim da celebração, no dia 30, todos os oito hemocentros do Estado vão promover atividades para reconhecer a importância dos doadores, além de incentivar a doação de sangue.
 
“É um momento para agradecer aqueles que, ao longo do ano, têm esse gesto tão nobre e generoso de doar sangue. Cada doação salva vidas, e essa semana é toda dedicada justamente a reconhecer o quão indispensáveis são os doadores”, ressalta a diretora-presidente do Hemope, Raquel Santana.

Além disso, como parte da Semana do Doador, o Hemope Recife promoverá uma coleta externa de doação de sangue. 

A ação acontecerá na terça-feira (26), na Universidade Tiradentes e Centro Universitário Tiradentes (Unit), localizada na Imbiribeira, e irá contar com atendimento em dois períodos: das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, com expectativa de receber até 120 candidatos no dia.

Todos os hemocentros do Estado realizarão ações alusivas à Semana do Doador, buscando incentivar as doações e aumentar os estoques de bolsas de sangue em suas respectivas regiões. 

Os hemocentros estão localizados nas cidades de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Ouricuri, Petrolina, Recife, Salgueiro e Serra Talhada. No Recife, o funcionamento do Hemope para receber as doações ocorrerá normalmente, das 7h15min às 18h30min.
 
Como doar
 
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos e ter mais de 50kg.

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), bem alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial, como a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Cartão de Identidade de Profissional Liberal, ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.
 
Quem não pode doar
 
Estar com hipotensão e hipertensão, com aumento ou diminuição dos batimentos cardíacos, febre e anemia no momento da doação, não podem doar. 
 
Assim como grávidas, pessoas amamentando crianças com menos de um ano e menos de 16 anos e maiores de 69 anos não podem doar.