Novo Pac

Em visita às obras do Hospital da Criança, João Campos anuncia que local contará com Centro de Diagnóstico e Imagem

Empreendimento localizado no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, deve ser entregue no primeiro semestre de 2025

Publicado em: 27/11/2024 17:34 | Atualizado em: 27/11/2024 19:00

 (Foto: Priscilla Melo/DP Foto
)
Foto: Priscilla Melo/DP Foto

 
Durante vistoria às obras do Hospital da Criança, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife, nesta quarta-feira (27), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que o local também contará com um Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI). O gestor municipal cumpriu a agenda ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT) e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB). 

O Hospital da Criança do Recife Antônio Carlos Figueira está em construção desde janeiro deste ano, com investimentos na ordem de R$ 116 milhões do Ministério da Saúde e da Prefeitura do Recife. Com 75% da sua parte física já avançada, a previsão é de que o Hospital seja entregue no primeiro semestre de 2025.

Na visita, João Campos anunciou que, para além do hospital, está sendo realizada uma ampliação do funcionamento de uma Central Diagnóstico por Margem (CDI), que vai ser integrado local, com mais de 18 especialidades médicas e mais de 13 consultórios. “Esse grande térreo, vai ser um grande centro de diagnóstico. Com isso, vamos conseguir zerar todas as filas de pediatria da cidade do Recife, com exceção da psiquiatria, a única que ainda não consegue ser zerada”, afirmou o prefeito. 

A vistoria dos ministros foi a terceira parte de três agendas da “Caravana do PAC” que ocorreram no dia. A primeira foi uma reunião no Palácio do Campo das Princesas com a governadora do estado Raquel Lyra e a segunda foi a visita às obras do Canal do Fragoso, em Olinda.
 
Entre os compromissos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, garantiu, que nenhum empreendimento do Novo PAC teve que reduzir o ritmo de execução nos últimos dois anos por questões orçamentárias.

"Mesmo tendo que fazer ajustes em função do compromisso do presidente Lula com o arcabouço fiscal - e nós fizemos contingenciamento nos recursos do PAC este ano -, isso não comprometeu a execução de nenhuma obra. Porque o Novo PAC tem, na lei, a possibilidade de remanejar para uma obra que está indo mais rapidamente, recursos de obra que está indo mais lenta. Com isso, nenhuma obra nos últimos dois anos deixou de ter o ritmo que a competência da empresa ou do gestor estava conseguindo dar por falta de recurso", disse.

 
Equipamentos do Hospital

Durante a visita, o ministro Rui Costa registrou o pedido de apoio de João Campos em relação aos equipamentos médicos para o Hospital. “Eu disse a ele que pode registrar o pedido junto ao Ministério da Saúde, que nós vamos atender porque é uma iniciativa importante. Com certeza isso vai ajudar em toda a rede de assistência”, afirmou Rui Costa. 

O ministro da Casa Civil reforçou ainda que a iniciativa irá ajudar toda a rede de assistência médica no estado. “Aqui estamos em parceria com o município e vamos seguir porque temos outros projetos aqui com o governo do estado, maternidades, unidades de saúde, CAPs, Policlínicas. Provavelmente, nos próximos meses, muitas dessas obras terão início”, destacou Rui Costa. 

O prefeito do Recife, João Campos, ressaltou ainda que o local faz parte de uma das várias obras do PAC. “São 18 ações diferentes, tirando as do Minha Casa Minha Casa, e essa é uma delas, então o hospital mais 17 obras, temos quase R$ 350 milhões. Aqui estamos vendo uma ação concreta do governo federal, de ajudar o município e o estado” afirmou o prefeito
  
Com uma área construída de 12 mil metros quadrados no terreno de número 121 da Avenida Recife, no bairro de Areias, o Hospital da Criança do Recife Antônio Carlos Figueira (HCR) está previsto para ser inaugurado no primeiro semestre de 2025.
 
O espaço, que tem capacidade para oferecer 100 mil consultas por ano, irá ampliar o acesso de crianças e adolescentes da capital pernambucana ao Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo também exames e cirurgias de pequeno porte.

A estrutura contará com leitos integrais de saúde mental, serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, um centro de apoio ao atendimento à criança vítima de violência e um centro de especialidades odontológicas, garantindo assim um atendimento completo e multidisciplinar.