CONSCIENTIZAÇÃO
Corrida promove conscientização sobre o Dia de Luta contra a aids
Durante o circuito, haverá a possibilidade de fazer a testagem com profissionais do Departamento de DST e Aids da Secretaria da Saúde do Recife
Por: Aimé Kyrillos
Publicado em: 27/11/2024 14:40
O evento tem realização do Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP ) e apoio da Prefeitura do Recife (Foto: Reprodução Freepik) |
Uma corrida de rua, realizada no Parque 13 de Maio, no bairro da Boa Vista, Recife, vai chamar a atenção das pessoas sobre o Dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrado no próximo domingo, 1º de dezembro.
O evento tem realização do Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP+) e apoio da Prefeitura do Recife.
Além da promoção da saúde, através da atividade física, o momento deve servir para promover a discussão sobre diagnóstico, prevenção e tratamento da Aids.
Em 2022, quando o Ministério da Saúde divulgou os últimos dados sobre HIV/Aids no país, Pernambuco era o estado com o maior número de infecções pelo vírus na região Nordeste.
Apenas naquele ano, foram registrados 1.046 novos casos da doença no estado. Já no Recife, no período de janeiro a dezembro de 2022, foram registrados 615 novos casos de infecção pelo HIV.
A concentração para a corrida terá início às 7h30 do domingo. Não haverá cobrança. Os participantes receberão uma camisa comemorativa em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de luta contra o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).
Durante o circuito, haverá a possibilidade de fazer a testagem com profissionais do Departamento de DST e Aids da Secretaria da Saúde do Recife, além da presença de professores de Educação Física da Prefeitura da capital, com a oferta de alongamento e exercícios.
O Dia Mundial da Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, lembra ainda os 24 anos da ONG GTP .
O evento promete ser um esquenta para o grande Circuito Jubileu de Prata, que, em 2025, vai celebrar os 25 anos da instituição no Recife.
A ONG
O Grupo de Trabalho em Prevenção Posithivo (GTP ) é uma ONG sem fins lucrativos fundada em 2000 com o objetivo de atender a pessoas que vivem com HIV/Aids em Pernambuco.
Desde a criação, promove trabalhos de prevenção e busca contribuir para o enfrentamento da epidemia, buscando encorajar o ativismo e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além do fortalecimento dos direitos e da cidadania das pessoas que convivem com o vírus.
Foi a primeira instituição do Brasil com coordenação colegiada formada apenas por pessoas vivendo com HIV/Aids.
A entidade está localizada na Avenida Manoel Borba, na Boa Vista, Recife. Saiba mais acessando a página @gtposithivo, no Instagram.