CONFERÊNCIA
COP29 se aproxima do seu término ainda sem um acordo final
Países em desenvolvimento exigem até 1,3 trilhão de dólares por ano para financiar a proteção climática e a adaptação às mudanças climáticas
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 22/11/2024 12:38
Foto: Alexander NEMENOV/AFP |
A 29ª Conferência Mundial do Clima da Organização das Nações Unidas (COP), em Baku, tem previsão de terminar nesta sexta-feira (22) com negociações intensivas. No foco das discussões esta o objetivo global de financiamento climático e os representantes de cerca de 200 países negociam e trabalham num texto final.
A presidência da COP29, liderada por Alchin Rafiev do Azerbaijão, propôs hoje estabelecer em 250 bilhões de dólares anuais a contribuição dos países mais desenvolvidos para financiar os países mais pobres, de modo a assegurar uma transição para energias limpas.
O valor é duas vezes superior ao atual e é a primeira vez que é apresentada uma proposta ‘oficial’ em duas semanas do evento mundial.
A questão financeira tem dificultado as conversações e, a poucas horas do fim da conferência, as delegações já se preparam para a possibilidade de uma extensão até sábado.
Mas, Rafiyev declarou que busca uma meta mais ambiciosa do proposto, que foi criticado pelos países em desenvolvimento. “O esboço do documento não corresponde ao nosso objetivo justo e ambicioso, no entanto, certamente seguiremos conversando com as partes e devem ser feitos ajustes finais”, afirmou.
Os países em desenvolvimento exigem até 1,3 trilhão de dólares por ano para financiar a proteção climática e a adaptação às mudanças climáticas.