PARCERIA

Comando Militar do Nordeste realiza 1ª Conferência com Exército dos EUA para exercícios entre tropas no bioma caatinga

A Conferência ocorreu nesta quinta-feira (21) no Quartel-General Forte Guararapes, sede do Exército Brasileiro na Região Nordeste

Publicado em: 21/11/2024 18:36

O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028 (Foto: Divulgação/EB)
O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028 (Foto: Divulgação/EB)
O Comando Militar do Nordeste (CMNE), por meio da 7ª Divisão de Exército (7ª DE), realizará a 1ª Conferência de Desenvolvimento de Conceito (CDC) com o Exército dos EUA para o 1º exercício entre tropas brasileiras e americanas no bioma caatinga, em Petrolina (PE), denominado CORE 2025.

A Conferência aconteceu nesta quinta-feira (21), no Quartel-General Forte Guararapes, sede do Exército Brasileiro na Região Nordeste.

O evento foi presidido pelo general de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste, que tem como objetivo planejar todo Exercício CORE, em ambiente seco e com altas temperaturas, típicos da caatinga. 

A CDC, que reuniu cerca de 60 participantes, incluindo 14 militares americanos, discutiu detalhes importantes nas áreas operacional e logística.

Nesse contexto, também foram realizadas reuniões e atividades externas com o intuito de apresentar a cultura nordestina.

CORE 2025 (Combined Operation and Rotation Exercise)

A visita dos militares americanos antecede a preparação da tropa que participará do Exercício CORE (Combined Operation And Rotation Exercise) 2025, que será realizado em conjunto com o Exército Americano nas cidades de Petrolina e Juazeiro. 

O Exercício CORE é resultado de um programa de cooperação, assinado entre Brasil e Estados Unidos, que estipula exercícios bilaterais anuais até o ano de 2028. 

Já foram desenvolvidas duas atividades no Brasil, uma no estado de São Paulo e outra nos estados do Pará e Amapá, e duas nos Estados Unidos da América. No Nordeste é a primeira vez.