REABERTURA
Com teto reconstruído, Santuário de Nossa Senhora da Conceição reabre para organização
Até o dia 27, o espaço passará por ajustes finais. Por motivos de segurança, os religiosos só poderão ter acesso ao santuário a partir do dia 28
Por: Malu Mendes
Publicado em: 25/11/2024 14:24 | Atualizado em: 25/11/2024 15:16
Teto da igreja após a tragédia (Rafael Vieira/DP Foto) |
Após 87 dias de obras para a recuperação, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, será liberado para organização nesta segunda-feira (25).
As equipes técnicas responsáveis pela obra, vinculadas ao Governo de Pernambuco, concluíram a primeira etapa da reconstrução, que incluiu a substituição completa do teto.
Até o próximo dia 27, o espaço passará por ajustes finais, como a instalação de ar-condicionados, bancos, fiação elétrica e outros detalhes. Esses esforços visam deixar o Santuário preparado para receber os devotos e religiosos a partir do dia 28, data marcada para o início da tradicional Festa do Morro, que chega à sua 120ª edição.
Programação
A partir das 16h desta segunda (25), um mutirão de limpeza, composto por aproximadamente 40 voluntários, dará início à lavagem e à organização do espaço.
Às 19h, integrantes do Movimento do Terço dos Homens da Mãe Rainha realizarão um momento de oração aos pés da imagem de Nossa Senhora da Conceição, como forma de agradecimento pela conclusão dessa etapa dos trabalhos.
O que foi feito
O teto do Santuário, que sofreu graves danos no desabamento, foi completamente refeito, com instalação de treliças, telhados e forro especial, garantindo segurança para as celebrações. A festa ocorrerá de 28 de novembro a 8 de dezembro.
Próximos passos
Embora o espaço esteja parcialmente liberado para as festividades, a obra do Santuário ainda não está finalizada. Após o encerramento da Festa do Morro, no dia 8 de dezembro, o local será novamente isolado para dar continuidade à segunda etapa de reconstrução.
Essa fase inclui a substituição de portas de vidro, reparo do piso danificado, ajustes na parte elétrica e de refrigeração, além de melhorias na iluminação e pintura.
A segunda etapa está prevista para começar no dia 13 de dezembro, com conclusão estimada em 60 dias. Durante esse período, as celebrações religiosas continuarão a acontecer na área posterior da igreja, que será adaptada com cadeiras de plástico e um altar provisório.
Desabamento
O teto do Santuário desabou no dia 30 de agosto, deixando 21 pessoas feridas, entre elas uma criança e uma gestante, além de dois mortos: Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos, devotos de Nossa Senhora da Conceição. A tragédia ocorreu por volta das 14h, quando o forro e, logo depois, o teto cederam.