No Grande Recife

Por causa de dívida milionária, Prefeitura do Cabo completa 36 horas sem energia

A Neoenergia desligou a energia do prédio na quarta-feira (27)

Publicado em: 29/11/2024 11:07 | Atualizado em: 29/11/2024 11:58

 (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Foto: Reprodução/Redes sociais
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho completou às 6h desta sexta-feira (29) 36 horas sem energia elétrica. Na quarta-feira (27) à noite, a Neoenergia cortou a luz da sede após a gestão municipal contrair uma dívida de R$ 1,7 milhão com a concessionária.

Na quinta (28), a Justiça acatou a recomendação do Ministério Público de Pernambuco e decidiu que a Neoenergia deve religar a energia elétrica, sob tutela de urgência. O Diario questionou a companhia o porquê de a energia ainda não ter sido religada, mas até o momento não obteve resposta. 

Localizada na Rua Manoel Queirós da Silva, no bairro da Torrinha, o prédio concentra o Gabinete da Prefeitura e algumas secretarias como a de Gestão Pública, Assuntos Jurídicos, Planejamento e Meio Ambiente. 

Jorge Lemos, Secretário de Comunicação do município, disse que foram informados que “a Neoenergia estava analisando a liminar”. “Estamos aguardando até essa manhã, caso não se restabeleça a energia tomaremos medidas judiciais mais duras”, afirmou. “Ainda estamos levantando quais os prejuízos, mas o maior será na arrecadação do município”.
 
A Prefeitura do Cabo informou que a Procuradoria Jurídica do município irá solicitar que a Justiça amplie a multa diária à Neoenergia para 10 vezes mais. Na decisão dessa quinta, a juíza Silvia Maria determinou o religamento imediato da energia elétrica do prédio, sob pena de multa de R$ 10 mil diários, caso não houvesse o cumprimento. 
 
O município também informou que solicitará a responsabilização pessoal, por descumprimento de ordem judicial, dos diretores da concessionária.