GUERRA
Ataque israelense na Síria causa mais de 70 mortes
Ataque teve como alvo uma reunião de comandantes de grupos pró-iranianos com dirigentes do movimento iraquiano Al-Noujaba e do Hezbollah libanês
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 21/11/2024 14:31
Foto: Louai Beshara/AFP |
Segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), um ataque israelense contra grupos pró-iranianos na cidade milenar de Palmira, no centro da Síria, deixou mais de 70 mortos, que teve como alvo uma reunião de comandantes de grupos pró-iranianos com dirigentes do movimento iraquiano Al-Noujaba e do Hezbollah libanês.
A OSDH, sediada no Reino Unido, informou que 45 sírios, membros de grupos pró-iranianos, e 26 estrangeiros, em sua maioria iraquianos do Al-Noujaba, mas quatro membros do Hezbollah, morreram nos ataques.
A agência de notícias estatal síria SANA também comunicou que o ataque aconteceu contra edifícios residenciais e a zona industrial. “O inimigo israelense efetuou um ataque aéreo que visou vários edifícios na cidade de Palmira, no deserto sírio, matando 36 pessoas, ferindo mais de 50 e causando danos materiais consideráveis nos edifícios visados e na área circundante”, diz a SANA.
Israel aumentou significativamente as ofensivas no território sírio nas últimas semanas, principalmente na capital, Damasco, e seus arredores, como na zona de Al-Quseir, que faz fronteira com o Líbano, por onde os militares israelenses asseguram que o grupo xiita libanês Hezbollah transporta armas. De acordo com o exército de Israel estes ataques visam armazéns do Hezbollah e dirigentes de grupos palestinos. Mas, as autoridades locais afirmam que muitos dos bombardeios realizados atingiram diretamente zonas residenciais e já mataram muitos civis.
Já a cidade de Palmira é Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que possui ruínas de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes da Antiguidade a partir de 3500 A.C., influenciada por várias civilizações, incluindo a grega, a romana e a persa.