FESTA DO MORRO
120ª Festa do Morro da Conceição começa com Procissão da Bandeira
A tradicional festa comemora 120 anos de história, na Zona Norte do Recife, a partir desta quinta-feira (28)
Por: Aimé Kyrillos
Publicado em: 28/11/2024 19:57 | Atualizado em: 28/11/2024 22:36
Foto: Priscilla Melo/DP Foto |
O início da 120ª Festa do Morro da Conceição, foi marcado pela Procissão da Bandeira, que reuniu vários fiéis que saíram do Parque da Macaxeira, às 18h, com destino para o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. A caminhada inicia oficialmente a programação, que segue até 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.
Os fiéis percorreram a Avenida Norte e a Rua Itacoatiara, em direção à Praça do Morro da Conceição, onde houve o hasteamento da bandeira e a missa campal de abertura oficial da festa.
Um dos fiéis que sempre faz questão de estar presente na Festa do Morro da Conceição é o vigilante aposentado Luiz Carlos Soares, de 63 anos, que faz parte do terço dos homens.
Ele conversou com a equipe do Diario de Pernambuco e revelou o motivo que o leva a acompanhar a Procissão da Bandeira todos os anos.
“Eu venho todos os anos porque faço parte do terço dos homens e, este ano, vim pedir pela saúde da minha filha que tá com câncer, então eu vou pedir a intercessão de Dom Helder Câmara, para que ele possa interceder pela Nossa Senhora da Conceição para ela escutar os meus pedidos e minha filha possa ser curada e essa graça seja alcançada”, revelou Luiz Carlos.
Quem também não deixa de expressar a fé é Maria de Fátima Buarque, de 67 anos, que também esteve na abertura oficial da 120ª edição da festa e também tinha motivos para agradecer a saúde do filho que, segundo ela, estava desenganado pelos médicos e hoje está bem de saúde.
“Eu estou aqui hoje em agradecimento à Nossa Senhora pela cura e a vida do meu filho, que há dois meses teve uma crise de vesícula, foi operado e diante de consequências da cirurgia ele teve uma pancreatite aguda e pancreatite todo mundo sabe que é uma barra, e ele jovem, os médicos já estavam desenganados, quando eu comecei a orar para a Nossa Senhora. Orei com tanta fé que meu terço se quebrou e no dia seguinte ele amanheceu bem, o médico chegou para fazer a visita e disse, estou gostando de lhe ver, amanheceu bem. Essa foi a resposta que Nossa Senhora me deu, e ele está bem até agora, já faz dois meses que ele teve alta, já retomou a vida dele normal e a minha fé inabalável. Chego a ficar com vontade de chorar, é emocionante”, desabafou Fátima.
A Festa do Morro da Conceição é conhecida por atrair milhares de fiéis ao longo dos dias de celebração, com missas, novenas, procissões e eventos culturais que refletem a devoção à Imaculada Conceição.
Além da procissão de abertura, outras atividades religiosas serão realizadas diariamente, terminando na celebração do dia 8 de dezembro, data dedicada à padroeira.
Mais do que uma manifestação de fé, a celebração deste ano carrega o peso simbólico de 120 anos de tradição.
Para os organizadores e devotos, a festa é também uma oportunidade de reafirmar os valores de esperança e renovação que a comunidade partilha.
Recomeço
Este ano, a festividade será marcada pela reabertura do Santuário do Morro da Conceição, que esteve fechado nos últimos meses após o desabamento do teto, no dia 30 de agosto.
O acidente deixou 21 pessoas feridas e resultou na morte de dois devotos: Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos.
A primeira etapa foi concluída e o santuário está pronto para receber novamente os fiéis, que poderão retomar suas rezas e devoções com segurança.
Para muitos, essa reconstrução é símbolo de resistência e fé, renovando os laços da comunidade com a Imaculada Conceição.
Confira a programação
- Dia 28/11 (terça-feira):
Procissão de abertura - Bandeira da festa
Concentração: 17h, no Parque Urbano da Macaxeira
Saída: 18h, percorrendo Avenida Norte Miguel Arraes / Largo Dom Luiz / Rua Itacoatiara / Praça do Morro da Conceição
Chegada: 19h, com hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura
- Dias 29/11 a 07/12:
Santas Missas: 7h, 9h, 11h, 14h e 16h (Santa Missa Solene)
Momento Mariano: 18h