ACIDENTE
Fuga desesperada, motorista bêbado e alta velocidade: veja fatores que provocaram acidente que matou 6 jovens na orla do Pina
Polícia Civil repassou detalhes do caso, que aconteceu em julho deste ano, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta (12)
Por: Aimé Kyrillos
Publicado em: 12/09/2024 14:17
O grupo percebeu a prática do assalto e decidiu fugir do local (Foto: Arquivo/Agência de Fotos GFV Paparazzi ) |
Um grupo de jovens fugindo de um assalto, em um carro em alta velocidade, com um motorista bêbado.
Esses foram os principais fatores que provocaram o acidente que deixou seis mortos, na orla do Pina, na Zona Sul do Recife.
Em coletiva de imprensa realizada no auditório do prédio da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), nesta quinta-feira(12), o delegado Derivaldo Falcão, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, deu detalhes do caso que aconteceu na madrugada do dia 22 de julho deste ano , na Avenida Boa Viagem.
Como foi
Segundo o delegado, tudo começou quando um grupo de quatro pessoas, três homens e uma mulher, chegou até as imediações do quiosque 12, na Avenida Boa Viagem, e começou um arrastão. As vítimas estavam se divertindo no local.
O grupo que se acidentou percebeu a prática do assalto e decidiu fugir do local. Os jovens foram perseguidos por dois homens, que acabaram sendo presos justamente pela prática do assalto. Eles já haviam praticado roubo contra várias vítimas.
“Os acusados foram presos ontem (11), numa ação do Depatri junto com a Delegacia de Delitos de Trânsito e nós estamos apresentando o caso e uma investigação de muita qualidade, onde vários elementos de informações foram produzidos, provas tradicionais, provas de monitoramento, levantamento dos investigados e ontem nós conseguimos sucesso na prisão desses dois indivíduos que são perigosos e tiveram as suas respectivas prisões preventivas decretadas porque são elementos que devem ser retirados de circulação. Eles provocaram um acidente gravíssimo causando sofrimento para as seis famílias”, disse o delegado.
Bebida
Segundo a polícia, os jovens que morreram no acidente ficaram desesperados. O problema é que o motorista do veículo estava dirigindo em estado de embriaguez.
Ainda conforme o delegado, os dois homens estavam numa moto roubada e um deles atirou causando pânico entre os jovens.
Detalhes
O dono do carro era um jovem identificado como Bruno. No grupo, havia uma pessoa sem beber. Ela seria a responsável por dirigir o veículo, mas na hora de fugir dos bandidos, Bruno assumiu a direção e saiu em disparada.
A Polícia Civil informou que o carro atingiu uma velocidade de 97 km/h, numa distância de menos de um quilômetro.
Assim, o condutor perdeu o controle do carro e se chocou com a árvore.
Falcão disse que Bruno, o condutor embriagado, estava com 20,125% de concentração de álcool no sangue. O limite estabelecido por lei é de 0,34 (dg/l).
Prisões
Os policiais cumpriram os mandados de prisão em desfavor de dois homens. Eles são apontados como autores do assalto a veículo e outros objetos.
Conforme investigações realizadas, os dois grupos (vítimas e autores) estavam no local quando os acusados verificaram a oportunidade de realizar o crime.
Eles usaram uma arma de fogo para ameaçar as pessoas e subtraíram vários objetos, R$ 220 e uma motocicleta da marca Honda, modelo POP 100.
A fuga
Ao identificar a ameaça do assalto, algumas das vítimas conseguiram fugir pela praia e seis pessoas adentraram em um ônix 1.0 MT JOY, com o intuito de também sair do local do crime.
Após a evasão do veículo, os acusados empreenderam perseguição às vítimas com a motocicleta roubada, entretanto por estarem em alta velocidade, o condutor do automóvel perdeu o controle da direção colidindo com uma árvore, ocasionando na morte de todos seus integrantes.
Ao presenciar o acidente, os dois acusados entraram com a motocicleta pela contramão da Rua Zeferino Galvão para escapar do local, deslocando-se para o bairro de Afogados, precisamente na comunidade da Vila São Miguel.
A motocicleta roubada possuía rastreamento.Por meio do monitoramento dos trajetos realizados, iniciaram-se as investigações para a identificação e captura dos criminosos.