VATICANO

Papa oferece asilo à ex- líder de Myanmar presa desde o golpe no país

Suu Kyi está presa desde o golpe militar em fevereiro de 2021, que terminou com dez anos de transição democrática em Myanmar

Publicado em: 24/09/2024 15:41

Papa Francisco  (foto: Filippo MONTEFORTE / AFP)
Papa Francisco (foto: Filippo MONTEFORTE / AFP)

Em sua viagem à Ásia, o Papa Francisco pediu a libertação da líder de Myanmar e vencedora do Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, que cumpre uma pena de 27 anos de prisão. Francisco inclusive propôs que ela fosse acolhida no Vaticano.

 

"Hoje, em Myanmar, não podemos ficar calados: é preciso fazer alguma coisa! O futuro do país deve ser uma paz baseada no respeito pela dignidade e pelos direitos de todos, no respeito por uma ordem democrática que permita a todos contribuir para o bem comum. Pedi a libertação da senhora Aung San Suu Kyi e recebi o seu filho em Roma", declarou o pontífice.

 

Suu Kyi, de 79 anos, está presa desde o golpe militar em fevereiro de 2021, que terminou com dez anos de transição democrática em Myanmar. O conflito civil que se desencadeou após o golpe de Estado contra o governo de Aung San Suu Kyi se intensificou nos últimos meses depois de uma série de ataques de grupos de minorias étnicas em várias regiões do país asiático.