Ministério Público
Novos promotores do MPPE tomam posse em cerimônia no Recife
Os 21 novos promotores de justiça de Pernambuco atuarão nas áreas cível, criminal e de defesa da cidadania
Por: Thatiany Lucena
Publicado em: 27/09/2024 11:14 | Atualizado em: 27/09/2024 15:53
Solenidade aconteceu no TRF-5 (Foto: Tathiany Lucena/DP) |
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu posse, nesta sexta-feira (27), a 21 novos Promotores de Justiça aprovados no concurso público promovido entre 2022 e 2023 pelo MPPE. A solenidade de posse foi realizada no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife.
Participaram da cerimônia a governadora do estado, Raquel Lyra e a vice-governadora, Priscila Krause. Além do Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho, que acompanhou a assinatura da ata de posse de cada promotor.
Os novos ocupantes do cargo fazem parte do segundo grupo de nomeados do último concurso, realizado entre 2022 e 2023 pelo MPPE. Na primeira etapa, foram nomeados 10 aprovados em março, lotados no Agreste e no Sertão. No total, 31 servidores foram integrados aos quadros do MPPE neste ano.
“Normalmente os colegas que ingressam iniciam a carreira pelo Sertão do estado, porque é uma região que sempre necessita de promotores. O caminho natural é entrar pelo Sertão e depois, naturalmente, eles vão procurando se aproximar das cidades maiores, que têm melhores escolas e hospitais. O momento é de fortalecer a instituição, nesta região, levando mais robustez e melhorando a prestação de serviço do Ministério Público para a população sertaneja”, explicou o Procurador-Geral de Justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho.
“É muito bom poder ter sangue novo trabalhando junto com a gente para fazer Pernambuco cada vez mais um estado mais democrático, que combata a desigualdade, para a gente superar os desafios do dia a dia. A questão da violência, de mais acesso a direitos, de poder acolher melhor as pessoas mais vulneráveis e, muitas vezes, a representação do Ministério Público nas cidades, onde as pessoas podem se socorrer para garantir o acesso ao que já lhes é dado de direito pela Constituição”, afirmou Raquel Lyra.
A governadora destacou ainda o papel dessa categoria para garantir a segurança no estado. “O combate à violência é um papel de todos, é claro que existe um papel primordial no governo do estado, porque sob o nosso comando estão as forças operacionais de polícia, mas o papel do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública são fundamentais para essa engrenagem rodar”, disse.
A vice-governadora do estado, Priscila Krause, ressaltou a importância da posse dos novos profissionais, que irão reforçar o acesso à justiça para a população do Sertão.
“Esse momento é importante para o fortalecimento da democracia, tendo em vista que o Ministério Público também é uma das instituições garantidoras do Estado democrático de direito. O estado tem, através de parcerias, fortalecido a relação com entidades como o próprio Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça, que são instituições que fazem parte dessa rede de garantias de direitos, desde o desenho de como chegar até o cidadão, até a garantia dos repasses financeiros, que garante por exemplo, uma possibilidade de chamada desses novos promotores”, disse.
Os promotores foram nomeados oficialmente no dia 24 de setembro, em publicação no Diário Oficial do estado. Eles atuarão nas áreas cível, criminal e de defesa da cidadania.
Após a nomeação, os servidores farão um curso de formação, com início na próxima semana, no Recife, e devem começar a ocupar as Promotorias ainda em novembro deste ano.