GUERRA
Líder do Hamas no Líbano é morto em ataque aéreo
Fatah Sharif Abu Al Amin, foi morto em um bombardeio aéreo contra o sul do Líbano
Publicado em: 30/09/2024 11:17
Foto: AFP |
Nesta segunda-feira (30), o Hamas anunciou que o líder do grupo no Líbano, Fatah Sharif Abu Al Amin, foi morto em um bombardeio aéreo contra o sul do Líbano, perto da cidade de Tiro, que foi atribuído a Israel.
"O comandante Fatah Sharif morreu hoje de madrugada após uma operação terrorista e criminosa de assassinato num ataque aéreo que teve como alvo toda a sua família na sua casa no campo de refugiados de Al Bass, no sul do Líbano" diz o comunicado.
De acordo com o grupo, a alegada ofensiva israelense matou Sharif, a esposa, o filho e a nora.
Por sua vez, o exército de Israel informou que aviões de combate atingiram dezenas de alvos do Hezbollah na região de Bekaa, no leste do Líbano, durante essa madrugada, incluindo dezenas de lançadores e edifícios onde estavam as armas armazenadas. “Israel continuará a atacar à força, a danificar e a degradar as capacidades militares e as infraestruturas do Hezbollah", acrescenta a nota das forças militares israelenses.
Segundo o último balanço oficial das autoridades libanesas, os ataques contra o leste do país já provocaram cerca de 105 mortos.
Já a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) ainda declarou a morte de três dirigentes num bombardeio que atingiu um edifício residencial no centro de Beirute, também atribuído a Israel. "Mohammad Abdel-Aal, chefe do departamento de segurança militar, Imad Odeh, membro do comando militar no Líbano, e Abdelrahmane Abdel-Aal morreram mártires após um covarde assassinato perpetrado por um avião sionista de ocupação em Cola, um bairro predominantemente sunita de Beirute”, disse a FPLP.
A FPLP é uma organização palestina secular de esquerda, sendo classificada como terrorista por Israel e a União Europeia, e que apoia as operações do grupo xiita libanês Hezbollah contra o norte de Israel, desde outubro de 2023, em solidariedade com o Hamas.
Uma fonte da segurança do Líbano, sob anonimato, indicou que pelo menos quatro pessoas morreram neste ataque de um drone das forças de Israel, que visou um edifício residencial em Beirute. Caso seja reivindicada a autoria do ataque, será a primeira incursão israelense no centro da capital libanesa desde o ataque do Hamas em 07 de outubro de 2023.