COMEMORAÇÃO
Festa marca 75 anos de fundação da República Popular da China
Evento aconteceu em Boa Viagem e contou com a presença da cônsul-geral da China em Pernambuco, Lan Heping e de várias autoridades
Por: Aimé Kyrillos
Publicado em: 25/09/2024 15:33
A festividade teve como destaque a presença da cônsul-geral da China em Pernambuco, Lan Heping (Foto: Ruan Pablo/DP Foto) |
Na noite da última terça-feira (24), o Salão Cícero Dias, localizado no Mar Hotel em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, foi palco da festa em comemoração aos 75 anos de fundação da República Popular da China.
O evento reuniu chineses e brasileiros em um ambiente de celebração e intercâmbio cultural.
Embora o aniversário oficial ocorra na próxima terça-feira (1º), a festividade foi antecipada e teve como destaque a presença da cônsul-geral da China em Pernambuco, Lan Heping.
Entre as autoridades presentes, estavam Múcio Aguiar, presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP); Mauricélia Vidal Montenegro, secretária de Tecnologia e Inovação de Pernambuco; e Lineu Pupo de Paula, embaixador do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).
A comemoração foi iniciada com a exibição de dois vídeos que contaram a história e as conquistas da civilização chinesa ao longo dos séculos.
As imagens destacaram as transformações que aconteceram na China nos últimos 75 anos, que distingue a transição de um cenário de escassez alimentar para um estado de bem-estar abrangente, além do crescimento econômico extraordinário que foi descrito como “um grande milagre” no desenvolvimento humano.
Em seu discurso, Lan Heping enfatizou o aumento significativo do poder econômico e tecnológico da China e sua crescente influência internacional.
A noite também contou com apresentações musicais emocionantes. Um coral formado por cinco crianças chinesas residentes no Recife apresentou "Amanhã Será Melhor", trazendo mensagens de esperança sobre o futuro da China. O cantor Kaio Moraes também encantou o público com a canção "Minha Chinesa, Eu Te Amo".
O Consulado Geral da China no Recife, inaugurado há oito anos, abrange todos os estados do Nordeste, exceto a Bahia, que é atendida pelo consulado no Rio de Janeiro.
Recentemente, em 15 de agosto, Brasil e China celebraram 50 anos de relações diplomáticas.
Ao longo desse meio século, a parceria se consolidou como uma das mais importantes para ambos os países nas áreas econômica, científica, tecnológica, cultural e política.
A relevância dessa relação será ainda mais evidenciada com a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil durante a Cúpula de Líderes do G20 nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro.
A reunião contará com a presença dos 19 países membros do G20, além das Uniões Africana e Europeia.