GUERRA NA UCRÂNIA
Apesar das criticas Trump aceita se encontrar com líder da Ucrânia
Em recente entrevista, Zelensky afirmou que Trump não sabe como parar a guerra
Publicado em: 27/09/2024 16:04
O presidente da Ucrânia está nos EUA para a Assembleia Geral da ONU (foto: Handout / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP) |
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reúne hoje, em Nova Iorque, com o candidato republicano à Casa Branca. Donald Trump mudou de ideia e concordou com o encontro, apesar das constantes críticas que tem feito ao líder ucraniano durante a sua campanha eleitoral.
Fontes próximas a Trump e da sua campanha eleitoral haviam garantido que o encontro entre os dois era extremamente improvável, uma vez que o candidato não concorda com o apoio e a ajuda financeira dos Estados Unidos ao governo de Kiev, que considera um desperdício de dinheiro.
Entretanto, ao informar sobre a reunião com Zelensky, Trump repetiu a sua retórica de que, caso vença as eleições presidenciais, acaba com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia em “24 horas”, mas sem fornecer detalhes.
Por sua vez, Zelensky já disse recentemente em uma entrevista à revista New Yorker que Trump não sabe realmente como parar a guerra.
O presidente da Ucrânia está nos EUA para a Assembleia Geral da ONU, e já se encontrou com o presidente norte-americano Joe Biden e a vice-presidente e candidata democrata Kamala Harris, tendo apresentado em primeira mão o seu “plano da vitória” para por fim a guerra com a Rússia.
Biden também anunciou um novo pacote de ajuda militar de mais de oito bilhões de dólares, enquanto Harris reafirmou o seu apoio a Kiev e também acusou Trump de não defender o Leste Europeu.