CINEMA

2º Festival de Cinema de São Bernardo abre inscrições até 7 de outubro

Evento ocorre nos lendários estúdios ainda existentes que sediaram a companhia Vera Cruz, fundado em 1949

Publicado em: 23/09/2024 15:33

 (Divulgação)
Divulgação
Importante estúdio cinematográfico brasileiro fundado no ano de 1949, em São Bernardo do Campo (SP), a Cia. Cinematográfica Vera Cruz tem sua história ressignificada desde a criação do Festival de Cinema de São Bernardo do Campo, que terá sua segunda edição de 24 a 30 de novembro de 2024 nos lendários estúdios ainda existentes com mais de 3,6 mil metros quadrados em vão livre e 20 metros de pé direito, que sediou a companhia. 

O 2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo é um festival de filmes brasileiros, competitivo e de abrangência nacional e suas inscrições são online e gratuitas. Poderão participar filmes de curta e longa-metragens nos gêneros de Ficção, Documentário e Animação nas Mostras 'Terra do Cinema' e 'Terra Bernardo'. As categorias de filmes, premiações e o regulamento estão disponíveis no website oficial. O festival tem por objetivo celebrar a história do cinema brasileiro, premiar e revelar artistas, obras e profissionais do cinema atual em terra de grande valor cultural e que guarda preciosas histórias do cinema nacional. 

Aliado a isso, o festival promove também a introdução de jovens, iniciantes e estudantes através da participação em categorias de filmes com minutagem especial, compartilhando desta atmosfera e experiência competitiva única de premiação ao cinema brasileiro.

ESTÚDIOS E PAVILHÕES
O conjunto de pavilhões é patrimônio histórico cultural tombado desde 1987 e, de forma inédita, abrirá seus imensos portões, símbolo da indústria cinematográfica brasileira, para os realizadores de cinema de todo o BRASIL a participarem através da inscrição de filmes no festival. Idealizado pelo artista natural da cidade, Rudy Serrati, o festival foi concebido em memória aos inestimáveis legados artístico, técnico e cultural da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, considerada a "Hollywood Brasileira" dos anos dourados de 1950.

"Do planalto abençoado para as telas do mundo" - era o slogan da cia., que de fato se enraizou e transformou a terra São Bernardo em uma terra abençoada. Terra que acolheu artistas e técnicos excepcionais do cinema mundial, contando com profissionais de mais de 25 nacionalidades, obras cinematográficas de valor incalculável para a cultura brasileira e que foram amplamente premiadas nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes e Veneza. 

Filmes como "Sinhá Moça" e "O Cangaceiro" receberam prêmios importantes da crítica internacional e projetaram os estúdios e o Cinema Brasileiro em amplitude mundial. "O Cangaceiro", por exemplo, faturou 50 milhões de dólares e foi distribuído e prestigiado em mais de 80 países. O reconhecido apuro técnico de suas produções somou-se à qualidade interpretativa influenciada pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). 

Já o elenco que teve passagem pela companhia, muitos artistas imprescindíveis da cultura brasileira foram revelados nesta TERRA SÃO BERNARDO, como o icônico ator Amácio MAZZAROPI e tantos outros despontaram para o sucesso através dos estúdios, a destacar: Eliane Lage, Ruth de Souza, Marisa Prado, Tônia Carrero, Cleide Yáconis, Ilka Soares, Mário Sérgio, Alberto Ruschel, Cacilda Becker, Paulo Autran, Anselmo Duarte, Ziembinski, Inezita Barroso entre outros.

"A Hollywood Brasileira é São Bernardense e nesta segunda edição do festival, os lendários estúdios irão renascer culturalmente para contar novas histórias: de ontem, de agora e de outrora. Prestigie o Festival de Cinema de São Bernardo do Campo e faça parte da HISTÓRIA VIVA DO CINEMA BRASILEIRO!” - Rudy Serrati, Idealizador e Diretor do Festival.