DENÚNCIA
OAB cobra respostas sobre caso que envolve Moraes, STF e TSE
Segundo reportagem da Folha de São Paulo, Moraes teria usado a estrutura do TSE, fora do rito processual, para investigações do STF
Por: Metrópoles
Publicado em: 14/08/2024 12:07 | Atualizado em: 14/08/2024 15:22
Para avaliar as medidas cabíveis a serem adotadas, a OAB solicitará imediato acesso aos autos dos inquéritos que tramitam no STF (Foto: Raul Spinassé / CFOAB ) |
O Conselho Federal, a Diretoria Nacional e o Colégio de Presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiram nota sobre matéria do jornal Folha de S.Paulo que aponta possível postura do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, de impor, de forma não oficial, a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar decisões do próprio ministro contra bolsonaristas no inquérito das fakes news no Supremo Tribunal Federal (STF), durante e após as eleições de 2022.
No documento, as entidades dizem considerar “necessário esclarecer, com urgência, se houve ou não a atuação de servidores ou de gabinetes do STF para produzir provas ilegais para sustentar decisões judiciais desfavoráveis a pessoas específicas”.
Cobram ainda que a Justiça seja imparcial “e respeite os direitos e garantias estabelecidos pela Constituição”. “Fora do devido processo legal não há atuação legítima do Judiciário. Para avaliar as medidas cabíveis a serem adotadas, a OAB solicitará imediato acesso aos autos dos inquéritos que tramitam no STF”, completou a OAB.
Confira a matéria completa no site do Portal Metrópoles.