Festejos juninos

Com Alceu Valença e Elba Ramalho, Recife divulga programação do São João 2024; ao todo, são mais de 1200 atrações

Nas festas juninas, haverá apresentações de artistas, quadrilhas, e grupos de folguedos típicos do período

Publicado em: 16/04/2024 12:10 | Atualizado em: 16/04/2024 13:25

São João 2024 do Recife foi apresentado nesta terça (16)  (Foto: Marina Torres/DP)
São João 2024 do Recife foi apresentado nesta terça (16) (Foto: Marina Torres/DP)
Saiu, na manhã desta terça (16), a programação do São João 2024 promovido pela Prefeitura do Recife.

Ao todo, serão 1.200 apresentações de artistas e grupos folclóricos.
 
As principais atrações, segundo a administração municipal, são Alceu Valença, Elba Ramalho e Flávio José. 
 
A programação foi anunciada em evento realizado no Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte.
 
As festas começam no dia 11 de junho e vão até o dia 30 do mesmo mês. 
 
O tema será: "Recife Junino - Nossa Raiz". No evento de lançamento das festividades, houve apresentações de quadrilhas e sanfoneiros.
 
O prefeito do Recife, João Campos (PSB) esteve presente na cerimônia para apresentar a programação do São João do Recife e os homenageados da festa.

“O Recife vai fazer um grande momento de celebração da nossa cultura, trazendo a nossa raiz, com o forró pé de serra, a cultura autêntica tradicional nossa. Aqui no Sítio Trindade, onde a gente está, é o principal polo, é o principal palco. Aqui tem também um pavilhão de quadrilhas, uma apresentação ao longo de todo esse período. Tem sala de reboco e a gente tem outros mais de dez polos descentralizados, que são espalhados pela cidade, divididos, metade para o São João, metade para o São Pedro, e claro, o Centro do Recife, com uma invenção nossa do ano passado, que passou a ter também no centro, a gente vai fazer esse ano, na Rio Branco, com a cidade cenográfica, sala de reboco, com trio pé de serra, circulando ao longo do dia, tanto durante o dia quanto à noite, do dia 12 ao dia 30, no centro da cidade”, detalhou João Campos.
 
Como será
 
Quadrilhas se apresentaram no lançamento dos São João 2024, no Recife  (Foto: Marina Torres/DP)
Quadrilhas se apresentaram no lançamento dos São João 2024, no Recife (Foto: Marina Torres/DP)
Estão previstos festejos no Sítio Trindade, Avenida rio Branco, no centro da cidade, e Pátio de São Pedro, na mesma área.

Além disco, a programação contará com polos descentralizados. 

Nas vésperas do feriado de São João, nos dias 22 e 23 de junho, as solenidades estarão divididas entre os bairros da Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande, Cordeiro e Graças.

Nos dias 28 e 29 de junho, as comemorações de São Pedro serão nos bairros de Brasília Teimosa, Bongi, Ibura, Vila Tamandaré e Poço da Panela.

Artistas Contratados
 
Alceu Valença, Elba Ramalho, Nádia Maia, Dorgival Dantas, Flávio José, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Santanna, Lia de Itamaracá, e Nando Cordel.

Homenagem

No evento de divulgação, o prefeito do Recife, João Campos, também destacou o músico Assisão e a cantora Nádia Maia, escolhidos como homenageados do São João do Recife 2024.

“Passei trinta anos para receber essa honestidade, então eu acho que eu mereci, chegou na hora que eu mais precisava, assoprou a minha brasa e acendeu o meu viver. Eu agradeço muito [...] Eu sou Recifense, eu sou Leonina, eu sou do Fogo e sou dos Torrões. Essa grande homenagem, a minha gratidão e eu divido esse momento. Um momento ímpar com todas as cantoras mulheres, com todas as mulheres que fazem parte do universo da arte. A mulher precisa ser mais exaltada, mais lembrada e homenageada. Salve as mulheres! Eu sou muito grata a todos vocês pelo carinho, aos meus parceiros de palco, né?”, disse Nádia, emocionada.

Nádia uniu artistas numa atitude coletiva, que fechou dignamente o evento.

“Eu gostaria muito de convidar todos os artistas que venham aqui para cantar comigo, para gente fechar com chave de ouro. Quem for artista, suba nesse palco!”, convocou a vocalista, com empolgação.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.