PROGRAMAÇÃO

Semana Santa: veja programação da Sexta da Paixão e Domingo de Páscoa

Para os católicos, essas são duas datas de grande importância em todo o ano

Publicado em: 28/03/2024 15:40

Os fieis adoram e beijam a cruz de Cristo. O momento, bastante solene, não é chamado de missa porque não há consagração do pão e do vinho (Foto: Divulgação/Arquidiocese Recife e Olinda)
Os fieis adoram e beijam a cruz de Cristo. O momento, bastante solene, não é chamado de missa porque não há consagração do pão e do vinho (Foto: Divulgação/Arquidiocese Recife e Olinda)
A Semana Santa é a época em que os católicos celebram a Paixão de Cristo. Ela começa no Domingo de Ramos, que é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior ao Domingo de Páscoa.

Nesse período, são lembrados os últimos momentos de  Jesus Cristo e os caminhos dele até o calvário, morte e ressurreição.
 
A Sexta-Feira Santa e o Domingo de Páscoa  são dias de maior relevância para os cristãos.
Na Sexta-feira da paixão, os católicos relembram a crucificação de Jesus Cristo e sua morte na cruz.

O Domingo de Páscoa celebra a ressurreição de Jesus ocorrida no terceiro dia após sua crucificação.

Em 2024, Dom Paulo Jackson preside as celebrações pela primeira vez como arcebispo de Olinda e Recife. Ele foi empossado em agosto do ano passado. 

Programe-se

Na Sexta-Feira Santa (29), o arcebispo preside o rito de adoração à Santa Cruz às 15h, na catedral. Segundo a tradição, é o horário em que Jesus morreu. 

Os fieis adoram e beijam a cruz de Cristo. O momento, bastante solene, não é chamado de missa porque não há consagração do pão e do vinho – portanto, não se celebra a Eucaristia. Mas o povo comunga as hóstias que foram consagradas no dia anterior.

No Sábado Santo (30), dom Paulo Jackson celebra a Vigília Pascal às 18 horas, na catedral. No pátio externo da catedral, uma fogueira é montada. 

O fogo é abençoado e acende-se o Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo. Só então o Círio entra na igreja para a celebração. Canta-se o Aleluia (silenciado durante o período da Quaresma) para anunciar a ressurreição de Jesus Cristo.

No Domingo de Páscoa (31), o arcebispo celebra a Santa Missa da Páscoa também na catedral, às 9 horas.
 
Apesar de ser conhecido por Domingo de Páscoa, este é, na verdade, o “Primeiro Domingo da Páscoa", já que a Páscoa teve início no sábado à noite, com a ressurreição. 

O período pascal dura 50 dias (até o domingo de Pentecostes, que este ano será celebrado em 19 de maio).

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.