JUSTIÇA

Trump será julgado antes das eleições presidenciais

Este será o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos EUA

Publicado em: 15/02/2024 19:30 | Atualizado em: 15/02/2024 17:25

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos  (Foto: EDUARDO MUNOZ ALVAREZ / AFP)
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (Foto: EDUARDO MUNOZ ALVAREZ / AFP)
Um tribunal norte-americano confirmou que o julgamento criminal de Donal Trump vai começar no dia 25 de março, em Nova Iorque, rejeitando os apelos do ex-presidente dos Estados Unidos para somente ser julgado após as eleições. Este será o primeiro julgamento criminal de um ex-presidente dos EUA.
 
Trump é acusado de falsificar registros comerciais para encobrir o pagamento de 130 mil dólares a Stormy Daniels, antes das eleições presidenciais de  2016, para que ficasse em silêncio sobre o seu alegado caso extraconjugal.
 
Donald Trump, de 77 anos, favorito do partido Republicano na corrida presidencial  para as eleições de 5 de novembro, tinha pedido ao juiz Juan Merchan para adiar o julgamento. No entanto, o pedido foi recusado. “Neste momento, posso informar que avançaremos para a seleção do júri em 25 de março”, anunciou o juiz  Merchan na abertura de uma audiência pré-julgamento em Manhattan. Deste modo, Trump terá de comparecer em tribunal em vez de se dedicar por completo à campanha eleitoral.
 
Em uma audiência separada nesta quinta-feira, os advogados de Trump pedirão também a um juiz do estado da Geórgia, que desqualifique o promotor que o acusou de diversos crimes na tentativa de reverter a sua derrota nas eleições de 2020. A  promotora do caso, Fani Willis, admitiu ter um relacionamento romântico com um advogado da sua equipe.
Tags: trump | eua | julgamento |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.