CARNAVAL

Tema de desfile da 'Vai-Vai' vira embate entre direita e esquerda; confira

Desfile da Vai-Vai com ''policiais demônios'' e presença de políticos de esquerda provocou reação de delegados e deputados de direita

Publicado em: 13/02/2024 15:59 | Atualizado em: 13/02/2024 16:03

Uma das alas da escola de samba tinha vários policiais fantasiado de demônio (Crédito: Divulgação/Vai-Vai)
Uma das alas da escola de samba tinha vários policiais fantasiado de demônio (Crédito: Divulgação/Vai-Vai)

O desfile da Vai-Vai, maior campeã do Carnaval paulistano, na noite do último sábado (10/2), no Sambódromo do Anhembi, provocou um embate entre políticos de direita e de esquerda, por conta de uma das alas da escola ter representado a tropa de choque da Polícia Militar (PM) com alusão à figura de demônios.

 

A alegoria fazia parte do samba-enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da rua e do povo, o Hip Hop: um manifesto paulistano”, que fez homenagem ao álbum “Sobrevivendo no Inferno”, do grupo de rap Racionais MC’s, lançado em 1997 e considerado um dos mais importantes do gênero.

 

Uma das doze músicas do disco é “Diário de um detento”, que relata o dia de um preso na cadeia do Carandiru, na véspera do massacre que deixou 111 detentos mortos, no dia 2 de outubro de 1992. Nesse contexto, as fantasias dos “policiais demônios” eram compostas por escudos, cassetetes e capacetes, adornados com asas e chifres em tons de vermelho e amarelo.

 

Confira a reportagem completa no Metrópoles

Tags: direita | esquerda | vai-vai |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.