Tráfico de animais

Mais de 80 aves silvestres que estavam em carro roubado são resgatadas pela PRF

Pássaros seriam levados para feira de animais em Caruaru

Publicado em: 16/02/2024 19:37

Os pássaros estavam em gaiolas apertadas e uma graúna morreu durante o transporte (Foto: Reprodução/PRF)
Os pássaros estavam em gaiolas apertadas e uma graúna morreu durante o transporte (Foto: Reprodução/PRF)

Dois homens que transportavam 85 aves silvestres em um carro roubado foram detidos, nesta sexta-feira (16), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Os criminosos estavam transportando os animais em um carro roubado, segundo a PRF.

Durante a inspeção, a equipe da polícia encontrou cinco gaiolas com 80 aves da espécie graúna e cinco papagaios. Os pássaros estavam em gaiolas apertadas e uma graúna morreu durante o transporte.

O motorista informou que havia pego as aves no sítio do tio dele e iria para uma feira de animais em Caruaru.

A PRF realizou uma consulta detalhada no carro e acabou descobrindo que o veículo havia um registro de roubo de 2016 no Rio de Janeiro. O condutor disse às autoridades que adquiriu o carro na troca por outro veículo há cinco dias, além de pagar mais de R$ 5 mil na transação.

Os policiais encaminharam os homens e o carro para a Delegacia de Polícia Civil de Salgueiro. A Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) foi acionada para receber os pássaros.

No Brasil, traficar animais é crime e a lei proíbe a venda, exportação, aquisição, guarda em cativeiro ou transporte de ovos ou larvas, sem a devida autorização. Matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécies silvestres, sem permissão da autoridade competente também é ilegal.

O autor do crime pode pegar detenção de 6 meses a 1 ano, além de multa. A pena pode ser ainda maior se o crime for praticado contra alguma espécie ameaçada de extinção, no período da noite e caso o instrumento utilizado na caça seja capaz de causar morte em massa.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.