SANÇÕES
Estados Unidos vão impor novas sanções ao Irã por apoio à Rússia
Declaração é do porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby
Publicado em: 22/02/2024 18:02 | Atualizado em: 22/02/2024 18:03
Porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby (foto: Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP) |
Os Estados Unidos irão impor novas sanções ao Irã por seu apoio à ofensiva militar russa na Ucrânia, informou a Casa Branca nesta quinta-feira (22).
"Em resposta ao apoio contínuo do Irã à guerra brutal da Rússia iremos impor sanções adicionais ao Irã nos próximos dias e estamos preparados para ir além se o Irã vender mísseis balísticos à Rússia", declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, aos jornalistas.
"Até agora, não temos confirmação de entregas de mísseis do Irã para a Rússia", disse ele.
Mas o porta-voz afirmou que Teerã pretende fazê-lo.
Se isso acontecer, "a resposta da comunidade internacional seria rápida e severa", assegurou.
"A Rússia está recebendo armas e munições do Irã e da Coreia do Norte. Também estamos preocupados com o apoio que as empresas chinesas estão fornecendo à indústria de defesa russa. E enquanto isso, a Câmara dos Representantes está deixando a Ucrânia se defender sozinha", acusou John Kirby.
A Câmara dos Representantes, de maioria republicana, até agora se recusou a aprovar o envio a Kiev de mais fundos americanos, suspensos há quase dois meses.