Chuva na RMR
Chuva provoca falta de energia e afeta abastecimento de água em bairros do Grande Recife
Moradores ainda sofrem com as consequências da chuva da última sexta-feira (16)
Por: Adelmo Lucena
Publicado em: 17/02/2024 20:05 | Atualizado em: 17/02/2024 22:13
A falta de energia atingiu 20 unidades operacionais da Compesa e prejudicou a distribuição de água em bairros do Grande Recife |
As consequências das chuvas da última sexta-feira (16) continuam afetando os moradores da Região Metropolitana do Recife. A falta de energia atingiu 20 unidades operacionais da Compesa e prejudicou a distribuição de água em bairros do Grande Recife.
A Neoenergia Pernambuco informou que, das 1.833 unidades da Compesa atendidas pela distribuidora, cerca de 6% foram impactadas pela interrupção no fornecimento de energia devido às chuvas, aos fortes ventos e descargas atmosféricas registrados na última sexta-feira (16).
De acordo com a empresa, equipes “seguem trabalhando para normalizar as últimas 12 unidades que permanecem desligadas, neste sábado. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final do dia”.
No entanto, mesmo com o retorno da operação dos sistemas, o abastecimento está comprometido em bairros de Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Goiana, Itamaracá, Araçoiaba e Camaragibe.
Sistemas afetados devido à falta de energia:
- Estação Elevatória Japumim (sistema de bombeamento): Goiana
- Estações Elevatórias Arraial e Mandú e poço Córrego do Tiro (Recife)
- Poços de Olinda
- Poços Igarassu
- Poços Paulista
- Poços Itamaracá
- ETA Vera Cruz (Camaragibe)
Áreas afetadas:
- PAULISTA: Mutirão, Engenho Maranguape, Maranguape II, Jardim Paulista Alto.
- IGARASSU: Nova Cruz.
- OLINDA: Rio Doce, Ouro Preto, Peixinhos I e II, Vila Tabajara e Sol Nascente
- RECIFE: Bomba do Hemetério, Alto Santa Terezinha e Alto José do Pinho.
- CAMARAGIBE: Vera Cruz
- GOIANA: Centro (parte alta).
Mata Norte
A chuva intensa também provocou falta de energia em unidades operacionais da Mata Norte nesta quinta-feira (15), deixando cidades sem abastecimento de água. Estão com a distribuição de água suspensa os municípios de Carpina, Paudalho, Tracunhaém, Lagoa de Itaenga, Machados, Ferreiros e Camutanga.
Após o retorno da operação das unidades, a regularização do abastecimento ocorrerá de acordo com o calendário de cada área.
Pelo menos 500 mil pessoas estão sendo afetadas com falta de água, mas esse número chegou a 1 milhão de pessoas ao longo do dia.
Previsão para o domingo
O clima deve ser de chuva irregular no Recife neste domingo (18). Apesar disso, as temperaturas continuam elevadas, chegando aos 29ºC na parte da manhã e aos 30ºC à tarde. Já à noite, a temperatura cai para 27ºC.
A umidade do ar deve ser de 76%, o que é considerado aceitável, e a possibilidade de ocorrência de chuva é de 88%.