Mais festa

Carnaval de 2025 tem tudo para ser ainda maior; Festa será seguida de feriado da "Data Magna"

Em entrevista, nesta Quarta de Cinzas, prefeito do Recife, João Campos (PSB), falou sobre uma possível folia "mais esticada"

Publicado em: 14/02/2024 11:12 | Atualizado em: 14/02/2024 15:21

Sem o "cabelo nevado", que empolgou no Carnval, João Campos falou sobre folia de 2025 (Foto: Aimé Kiryllos/DP)
Sem o "cabelo nevado", que empolgou no Carnval, João Campos falou sobre folia de 2025 (Foto: Aimé Kiryllos/DP)
Durante a coletiva de imprensa realizada na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (14), no Paço do Frevo, no Recife, o prefeito João Campos (PSB) anunciou os números do Carnaval 2024, mas já  começou a pensar no na festa do próximo ano.

De acordo com o gestor, a abertura do carnaval será mantida na quinta-feira, como aconteceu este ano.
 
No entanto, em 2025, a festa terá mais um atrativo para os foliões: 
 É que Quarta-Feira de Cinzas será no dia 5 de março, um dia antes do feriado da "Data Magna de pernambuco", festejada em 6 de março.
 
O feriado celebra o ápice da Revolução de 1817, quando Pernambuco se "separou" de Portugual, que comanndava o Brasil , por alguns dias.
 
  
Será a primeira vez , desde a instituição desse feriado, que a "Data Magna" poderá "esticar" a folia no Recife. 
 
“O Carnaval do Recife pertence à cidade. Essas conquistas também, na nossa visão, devem pertencer à cidade. A cidade conquistou isso. Então, da nossa parte já vai estar tudo pronto. Tudo superou o ano passado. A gente tem um número de turistas, de movimentação econômica, ocupação hoteleira, número de voos, passageiros no aeroporto, número de foliões: tudo foi superior ao ano passado. E a gente achava que já era uma barra difícil de ultrapassar, porque o Carnaval do ano passado foi um grande carnaval. Este ano, a gente conseguiu crescer ainda mais. Eu acho que o bom na vida é isso: você conquista um grande resultado, comemora o resultado, mas já olha pra frente pensando em como crescer ainda mais, como conseguir entregar ainda mais”, avalia João Campos.

Sobre o feriado que haverá logo após o Carnaval de 2025, o prefeito disse acreditar que os astros conspiram a favor, pois tem feriado logo na quinta-feira. 

“Isso será avaliado daqui para frente. Agora, nós vamos manter a antecipação e isso é outro desafio. No ano que vem, vai ter que ser conversado, porque vai ter um feriado em Pernambuco. Então, é como se a Quarta-Feira de Cinzas virasse a quinta, e a quarta fosse a terça. E, como a gente já antecipou da sexta para a quinta, em resumo, a turma quer sete dias, uma semana seguida de Carnaval” explicou o prefeito.
 
O secretário de Turismo do Recife, Antonio Coelho, afirmou que a população será consultada sobre o carnaval "esticado" em 2025. 

Segundo ele, será iniciado um processo de escuta da população para saber como a prefeitura poderá integrar ao calendário do Carnaval de 2025 a Data Magna de Pernambuco e o Aniversário do Recife

“O prefeito João Campo já assegurou que nós iremos preservar essa nova tradição de iniciar o carnaval na quinta-feira com a subida do Galo na Ponte Duarte Coelho na quarta-feira. Nós iremos também iniciar um processo de escuta da população para saber como nós poderemos integrar tanto a Data Magna em Pernambuco como também o aniversário do Recife nos períodos do próximo carnaval, mas certamente nossas decisões serão tomadas sempre ouvindo a voz do povo recifense”, destacou o secretário.  

Prêmio
 
Durante a coletiva, o prefeito João Campos anunciou que estava embarcando para Nova York, onde  receberá oficialmente, na sede da Organização das nações Unidas (ONU), dois prêmios que a prefeitura já conquistou.

A ONU concedeu à gestão da prefeitura do Recife dois prêmios. O primeiro foi o pergaminho da ONU, que condecorou a prefeitura pelo programa “parceria” e o outro conferiu a cidade foi  por causa do Compaz.

No ano passado, a Rede Compaz ganhou o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. 
 
Os equipamentos municipais foram avaliados por critérios da ONU como iniciativa de relevância e qualidade, servindo de referência internacional no atendimento à população. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.