ÚLTIMOS FOLIÕES

Camburão da Alegria toma conta de Olinda e encerra o carnaval

Bloco chegou a sua 31ª edição, concentrando famílias inteiras, várias fantasias e uma legião de saudosos

Publicado em: 18/02/2024 11:41 | Atualizado em: 18/02/2024 16:44

Seu Severino presta homenagem ao garçom, original da música antológica de Reginaldo Rossi. (Sandy James / DP Foto)
Seu Severino presta homenagem ao garçom, original da música antológica de Reginaldo Rossi. (Sandy James / DP Foto)

O Bloco Camburão da Alegria, em seu 31º ano, reuniu foliões na Praça 12 de Março, no Bairro Novo, em Olinda, para uma tradicional despedida do carnaval. Fundado para garantir aos policiais e bombeiros, além de outros serviços essenciais, a oportunidade de brincar passado o período em que estão trabalhando para manter plena a folia da Região Metropolitana. Prevista para começar às 10 horas, o Camburão foi tomando forma um pouco mais tarde e, por volta das 12h30, os trios começaram a se movimentar, com a chegada de vários integrantes da Polícia Militar e de boa parte dos foliões.

Com o bloqueio móvel da Rua Cândido Pessoa, Rua de São Francisco e da Avenida Ministro Marcos Freire, a brincadeira seguiu novamente com monitoramento e esquema especial de trânsito para garantir a tranquilidade de mais uma edição. Durante suas primeiras duas décadas, o Camburão da Alegria fez seu percurso em Boa Viagem e, nas últimas sete edições, vem sendo realizado em Olinda.

Irreverência e criatividade marcam as fantasias (Sandy James / DP Foto)
Irreverência e criatividade marcam as fantasias (Sandy James / DP Foto)

“Fui secretário do bloco, diretor administrativo, vice-presidente e, hoje, presidente. A criação do bloco foi muito importante para a gente da polícia, bombeiros e outros serviços que se juntavam a nós, já que não tínhamos folga durante toda a festa de Momo. Fizemos inicialmente para brincar e sem grandes pretensões, mas hoje o bloco é uma realidade. Tirando o ano de pandemia, em que a gente não foi para a rua, ele saiu todos os anos com muita alegria”, relembra Jair Ferreira dos Santos, presidente do bloco.

“Ao longo desses anos todos muita gente foi deixando de brincar em outras agremiações ao longo do período carnavalesco, mas vem para o nosso bloco por conta da segurança. Nós que fazemos parte da diretoria fazemos tudo o que está ao nosso alcance para manter todos os anos a festa dessa forma, principalmente depois que mudamos aqui para Olinda e passamos a conquistar novos foliões que querem uma brincadeira de carnaval tranquila, ordeira e festiva. Nunca houve nenhuma ocorrência ruim desde que começou e isso orgulha a gente demais”, completa.

Grupo que presta segurança nos dias de Carnaval tem a chance brincar neste domingo (Sandy James / DP Foto)
Grupo que presta segurança nos dias de Carnaval tem a chance brincar neste domingo (Sandy James / DP Foto)

Já integrante da festa há algum tempo e foliã do carnaval de Olinda, a decoradora Alcimar Ribeiro vem sendo convidada para fazer cosplay e virou uma atração para o público do bloco. “Frequento há três anos o bloco me apresentando como cosplay e é uma honra receber esse convite da organização para estar aqui animando a festa e subir no trio. É uma experiência linda poder, mesmo quando o carnaval acaba, receber o carinho principalmente das crianças, que sempre pedem aos pais para parar e tirar foto conosco. Ano que vem se Deus quiser tem mais, e já vai batendo uma saudade da folia”, enaltece Alcimar.

O bloco contou com quatro trios elétricos, cada um com um grupo musical diferente: a banda Prakatá, Marquinhos Balada, Dany Myler e a Banda Langerri. Apresentando-se pela primeira vez na festa, Rick Allencar, da banda Prakatá, falou sobre o convite para estar presente. “Esse é nosso primeiro ano cantando aqui no Camburão da Alegria e é uma alegria imensa, porque somos de Olinda e já participamos de inúmeras agremiações da Região Metropolitana ao longo dos 14 anos de banda, e estava faltando essa que é tão importante e tradicional. Encerramos hoje o nosso carnaval de 2024 da melhor forma possível”, celebrou o cantor.

Domingo ensolarado é marcado pela alegria do público (Sandy James / DP Foto)
Domingo ensolarado é marcado pela alegria do público (Sandy James / DP Foto)

Figura de peso presente em todos os principais blocos da RMR, Seu Severino, o ‘garçom’ original da música antológica de Reginaldo Rossi, falou ao Diario sobre a importância do Camburão para ele. “Prometi à família de Reginaldo que honraria sua memória e homenagearia ele todos os anos em todos os carnavais enquanto estivesse vivo, e o Camburão é um dos principais pra mim, já que frequento desde os primeiros anos. Se  não brinco o Camburão, para mim é como se não tivesse brincado o carnaval”, exaltou.

Policial Militar e membro da diretoria, o Sargento Robson José também ressaltou a necessidade da classe de brincar. “O bloco foi criado para que nós pudéssemos participar de alguma forma dessa brincadeira que todo mundo curte. Também gostamos da folia e eu tradicionalmente trabalhava na tropa de choque e, no domingo, estava aqui no Camburão da Alegria, muito feliz”, lembrou o Sargento.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.