Assédio

Carnaval 2024: Priscila Senna e Raphaela Santos fazem parte de campanha contra assédio na folia

Prefeitura do Recife lançou o manual de Como não ser um Babaca no Carnaval para conscientizar sobre a violência contra a mulher

Publicado em: 30/01/2024 18:05 | Atualizado em: 31/01/2024 11:39

A campanha orienta com exemplos sobre importunação e assédio contra a mulher,  (Foto: Divulgação)
A campanha orienta com exemplos sobre importunação e assédio contra a mulher, (Foto: Divulgação)

A sétima edição da campanha “Como Não Ser um Bacaca no Carnaval 2024”, promovida pela Prefeitura do Recife, traz o tema “Respeita elas no Maior Carnaval em Linha Reta e na vida” e conta com a participação de duas das maiores vozes do brega, as cantoras Priscila Senna e Raphaela Santos. 

O estilo musical, que é Patrimônio Cultural e Imaterial do Recife, dá o tom da campanha através da música “Depois do Não”. A ação de caráter educativo visa conscientizar as pessoas sobre o importunação sexual no carnaval e foi realizada no famoso Buraco da Véia, na praia de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife.
 

A campanha orienta com exemplos sobre importunação e assédio contra a mulher, ambos considerados crimes, incluídos pela  Lei nº 13.718 e pela Lei nº 10.224, respectivamente.

Além do vídeo com a presença das cantoras e da influenciadora Ademara, a prefeitura vai reforçar o manual com ações online e distribuição de cartilha de bolso nos polos de carnaval.

No material impresso, além das dicas, também serão trazidas informações sobre onde e quando as mulheres devem pedir ajuda. Seja para casos de acolhimento e orientação, bem como em risco de perigo iminente.
 
Como pedir ajuda durante o carnaval

As vítimas de assédio e importunação sexual contarão com um estande da Secretaria da Mulher do Recife montado na Praça do Arsenal, que irá atender o público da quarta-feira (7) até a terça-feira (13), entre as 16h e 2h.

O local terá a presença de uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, advogada e assistente social do Centro de Referência Clarice Lispector, que é voltado ao atendimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista. As profissionais vão ouvir e orientar mulheres que tenham sido vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos. 

O serviço telefônico gratuito do Clarice Lispector para orientação, Whatasapp (81.99488-6138) vai funcionar 24h. O Centro Clarice Lispector, com sede em Santo Amaro, funcionará 24h durante o carnaval com uma equipe em regime de plantão.

O SER Clarice Lispector, localizado na Av. Recife, 700, funcionará durante o carnaval no horário das 07h às 19h. Para dar suporte às ações do Centro de Referência, a Brigada Maria da Penha também estará no estande, encaminhando mulheres à delegacia especializada ou a outro serviço da rede de enfrentamento, se for necessário.

A festa vai contar também com o serviço da Unidade Móvel de Atendimento à Mulher. O equipamento, que tem como objetivo ampliar a oferta de informação e garantia de acesso das mulheres às ações de prevenção e enfrentamento à violência, vai funcionar no polo Ibura, das 18h às 24h.

Nos polos descentralizados, equipes volantes da Secretaria vão realizar ações de prevenção reforçando as informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência, além da distribuição do tradicional Manual de Como Não Ser um Babaca no carnaval, que ajudam a desconstruir comportamentos machistas naturalizados na sociedade.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.