Saúde

Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, irá encerrar as atividades

Os pacientes serão realocados para o Hospital da Mulher do Agreste (HMA)

Publicado em: 30/01/2024 18:30 | Atualizado em: 30/01/2024 21:15

 (Foto: Divulgação/Ascom)
Foto: Divulgação/Ascom

O Hospital Jesus Nazareno, localizado em Caruaru, no Agreste do estado, irá encerrar as atividades. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), os atendimentos serão redirecionados para o Hospital da Mulher do Agreste (HMA), que deve ser entregue nos próximos meses.

A SES-PE não informou o motivo do fechamento. Leia a íntegra da nota divulgada pela pasta: 
 
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) esclarece que os serviços da FUSAM serão alocados para o novo Hospital da Mulher do Agreste (HMA), que segue em construção em Caruaru, com previsão de entrega nos próximos meses.

A SES-PE reforça que é prioridade deste governo a descentralização dos serviços de saúde e que serão construídas, nesta gestão, cinco maternidades. A primeira delas é o Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru. O Hospital da Mulher do Agreste será a referência na assistência materno-infantil para a Macrorregião de Saúde II, no atendimento à saúde da mulher e na saúde perinatal - incluindo o atendimento especializado de urgência e emergência em ginecologia e obstetrícia, dispondo de UTI Materna, Enfermaria de Gestação de Alto Risco, Serviço de Medicina Fetal, Enfermaria de Ginecologia, UTI e UCI Neonatal, Enfermaria Canguru, com laboratório interno 24h e atendimento especializado, como também em caráter ambulatorial nas mais diversas especialidades da ginecologia e obstetrícia, quer sejam pré-natal de alto risco, medicina fetal, ginecologia endócrina, infanto-puberal, patologia cervical, imaginologia especializada para as mais diversas patologias ginecológicas através de ultrassonografia e ressonância magnética, cirurgia ginecológica geral e endoscopia, ginecológica, serviço de mastologia com equipamentos de Mamografia, Ultrassonografia e Ressonância Magnética Nuclear das mamas, além das cirurgias mamárias.

A SES-PE destaca que vem se empenhando em traçar estratégias para o melhor funcionamento de toda a rede de saúde, incluindo a rede materno-infantil. Formadas por profissionais técnicos, equipes da Secretaria-Executiva de Atenção à Saúde (SEAS), por meio da Diretoria Geral de Assistência Integral à Saúde (DGAS), têm monitorado as maternidades do estado e buscado identificar as melhores ações para potencializar a interiorização e a regionalização no acesso aos serviços. 
 
Entrega do Hospital da Mulher do Agreste

A previsão era de que o Hospital da Mulher do Agreste fosse entregue no final de 2023, o que não aconteceu. Uma data fixa para conclusão das obras ainda não foi divulgada.

A unidade deve permitir a descentralização do atendimento materno-infantil de Pernambuco, reduzindo a demanda para os hospitais da rede pública com atendimento em obstetrícia da Região Metropolitana do Recife. Em setembro do ano passado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez uma visita ao local para acompanhar o andamento das obras.

Sobre o Hospital da Mulher do Agreste

O Hospital da Mulher do Agreste tem 13 mil metros quadrados  de área construída.  Está dividido em oito blocos e terá capacidade de realizar mais de 300 partos de alto risco por mês. Ela conta com Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal e Canguru, de Terapia Intensiva Neonatal e adulto, Centro de Parto Normal e Banco de Leite Humano. 
 
A unidade de saúde será composta por 174 leitos, o que ajudará a reduzir o deslocamento de pacientes para as unidades da capital. A estrutura ainda conta com quatro salas de cirurgia com capacidade de fazer 240 procedimentos mensais, ambulatórios ofertando as especialidades de ginecologia, colposcopia, endocrinologia, mastologia, obstetrícia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, fisioterapia pélvica, enfermagem, sala de vacina, serviço social e enfermagem. Além disso, a unidade também vai contar com a casa da gestante bebê e puérpera com 20 camas.
Tags: caruaru | saúde | hospital |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.