Apresentação
Frevo de boas-vindas
Festa pré-Réveillon realizada no Paço do Frevo comemora chegada do ano novo e terá Maestro Spok e nações de Maracatus no palco
Por: Allan Lopes
Publicado em: 27/12/2023 06:00
![]() |
O evento anuncia as comemorações do ano novo e seus dez anos de existência (Divulgação) |
“Festa, fé e frevo”. À primeira vista, são elementos que soam como metas dos pernambucanos para 2024. Mas é o tema do Pré-Revéillon gratuito promovido pelo Paço do Frevo nesta sexta-feira (29), com apresentações de maracatu, Maestro Spok e convidados especiais. O evento anuncia as comemorações do ano novo, em que o Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo completa sua primeira década de existência. Em 2023, o Paço bateu recorde de público com mais de 150 mil visitantes.
As performances musicais têm início às 11h, com apresentação do Maracatu Encanto do Pina. Fundada em 1980 pela yalorixá Maria José da Silva, conhecida como Mãe Maria de Sônia, teve origem na comunidade do Bode para se consolidar entre as nações de maracatu mais relevantes em Pernambuco. Campeã do Carnaval 2023, é regida pela mestra Joana Cavalcante, única mulher mestra de uma nação de maracatu baque virado.
O Afoxé Omo Nilê Ogunjá entra em cena no mesmo horário. Criado em 2004, o grupo fomenta a realização de ações que enaltecem a riqueza da cultura afro-brasileira, participando ativamente na construção e fortalecimento da história de luta da comunidade negra. É o caso do Festival Feijão de Ogum, onde o Afoxé não só distribui feijoada na comunidade do Ibura, mas também evoca o cheiro ancestral do alimento para reverenciar a resistência das senzalas e memórias das pessoas escravizadas.
Ao meio-dia, o Maestro Spok faz o fervo com as participações dos músicos convidados Beto Hortis, Claudionor e Nonô Germano, Ed Carlos, Lu Maciel, Nilsinho Amarantes e Surama Ramos. Nos quase dez anos do Paço, Spok esteve presente em todas as celebrações de Pré-Réveillon do museu e, mais uma vez, vai colocar o público de todas as idades para frevar e reverenciar diversas gerações da tradição popular pernambucana. “Quem for para o Pré-Réveillon do Paço do Frevo vai presenciar encontros incríveis de gerações, da linguagem e do espírito sagrado do Frevo, do Carnaval de Pernambuco”, convida o instrumentista e diretor musical da Spok Orquestra.
DIA DO PASSISTA
Instituído em homenagem ao aniversário do mestre Nascimento do Passo, falecido em 2009, o Dia Estadual do Passista de Frevo é celebrado amanhã. Ex-alunos do artista e o grupo paraibano Revoada se reúnem no Paço para comemorar a data especial em apresentações que iniciam às 14h30 e seguem até 17h30. Nascimento do Passo foi responsável pela formação de centenas de discípulos e passistas, além de criador da primeira metodologia para o ensino do frevo. As inscrições prévias devem ser feitas através de um formulário disponibilizado online.
A organização do evento tem a supervisão de Mestre Landinha, representante da cultura popular pernambucana. Conhecida como Dama do Passo, foi professora e coordenadora da Escola Municipal de Frevo e participou de festivais internacionais de dança junto ao Bacnaré. Ela conheceu o mestre Nascimento do Passo em 1987, quando iniciou suas aulas no Clube Vassourinhas, e desde então, foram companheiros na vida pessoal e profissional. Atualmente, a mestra está à frente do seu projeto na comunidade de Campo Grande, no Clube das Pás, onde coordena aulas e o Grupo de Dança Cia Abre-Alas.