ESTADOS UNIDOS

Ultraconservador Mike Johnson é eleito novo líder da Câmara dos EUA

Republicano recebeu 220 votos, vencendo a disputa contra o candidato democrata Hakeem Jeffries, que obteve 209 votos

Publicado em: 25/10/2023 16:06

Mike Johnson vai liderar uma Câmara dividida, com 221 republicanos e 214 democratas (Foto: Tom Brenner/AFP/Getty Images)
Mike Johnson vai liderar uma Câmara dividida, com 221 republicanos e 214 democratas (Foto: Tom Brenner/AFP/Getty Images)
O republicano Mike Johnson, do Estado da Luisiana, foi eleito nesta quarta-feira (25), o novo presidente da Câmara dos EUA, com 220 votos, vencendo a disputa contra o candidato democrata Hakeem Jeffries, que obteve 209 votos.

O congressista vai liderar uma Câmara dividida, com 221 republicanos e 214 democratas, e terá de resolver o problema do orçamento temporário, que expira no dia 17 de novembro. Perante a ameaça de paralisação do governo federal no próximo mês, Mike Johnson ainda terá de gerir os congressistas em matéria de pacotes financeiros de ajuda à Ucrânia e a Israel.

Alinhado com a ala mais conservadora da maioria Republicana, o novo presidente, de 51 anos, é considerado um forte e fiel aliado do ex-presidente Donald Trump. Tendo, inclusive liderado a iniciativa assinada por mais de 100 congressistas republicanos em apoio ao processo do Texas que pretendia reverter à vitória de Joe Biden em 2020.

Johnson também defende uma restrição rigorosa do direito ao aborto, a proteção de pessoas que discriminam membros da comunidade LGBTQIAP+ e introduziu uma proposta de lei que proíbe a discussão de identidade ou orientação sexual em instituições com financiamento federal. 
Tags: eleição | câmara | eua |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.