MINAS GERAIS

TCU aprova projeto de concessão da BR-381 e ministro promete duplicação

Publicado em: 08/06/2023 12:45

 (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Foto: Roque de Sá/Agência Senado
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), celebrou a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (7), do projeto de concessão da BR-381, que liga Belo Horizonte à região do Vale do Rio Doce, passando pelo Vale do Aço.

O acordo foi celebrado em reunião entre Silveira, o ministro e relator do projeto no TCU, Antonio Anastasia, e o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL).

A estrada, que é conhecida como "Rodovia da Morte", terá 300 quilômetros duplicados, de acordo com informações do ministro de Minas e Energia. O apelido pejorativo ganhou força nos anos 90 devido à grande quantidade de acidentes registrados no local.

Recentemente, Anastasia, que já foi governador de Minas Gerais, disse ser uma "vergonha" o fato de a duplicação ainda não tenha sido entregue.
 
 

Entre a capital mineira e João Monlevade, a rodovia chegou a registrar um óbito em acidentes de trânsito a cada 3,6 km em 2022, chegando a um total de 154 mortes no período.

A obra começou a ser feita em 2014, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando o trecho entre BH e Governador Valadares foi dividido em oito lotes a serem licitados. Apenas 60 km dos 300 km foram entregues após oito anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.