AÇÃO

"Bebeteca" comunitária é inaugurada na Imbiribeira

Publicado em: 08/06/2023 13:27 | Atualizado em: 08/06/2023 22:33

Ambiente comunitário conta com brinquedos educativos para os moradores
 (Foto: Divulgação )
Ambiente comunitário conta com brinquedos educativos para os moradores (Foto: Divulgação )
De uma atividade de extensão de alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) surgiu um espaço físico comunitário, no bairro da Imbiribeira, para auxiliar moradores no desenvolvimento infantil. Localizada no Centro de Saúde Vereador Romildo José Ferreira Gomes, a Bebêteca conta com brinquedos educativos e pode ser utilizada pela comunidade atendida na unidade de saúde, de forma gratuita e com auxílio das enfermeiras do local. O ambiente comunitário foi inaugurado esta semana, em parceria com o espaço Mãe Coruja.

A ideia inicial era criar uma biblioteca com livros infantis e materiais de desenho, “mas o espaço não tinha brinquedos próprios para estimular o desenvolvimento das crianças e fazer,  por exemplo, o estímulo da pinça e da pegada, nem maneiras de explicar para as mães como seria a evolução do bebê do mês zero até os seis anos de idade”, explica Thaís Serpa, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas e é uma das integrantes do projeto. 

Após estudarem sobre a primeira infância, os alunos produziram brinquedos educativos de baixo custo, utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso às mães, para que pudessem ser reproduzidos em casa. Também explicaram a funcionalidade de cada um e qual o objetivo dele no desenvolvimento das crianças. A iniciativa reuniu diversos cursos para sua concepção. Entre eles, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Radiologia e Direito.  

No posto de saúde, gestantes poderão vacinar seus bebês, além de acompanhar o desenvolvimento de suas crianças. A Bebêteca funciona de segunda à sexta, das 7h às 17h.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.