CHUVAS
Nível laranja: Chuva forte mantém RMR em alerta nesta sexta (30)
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 30/06/2023 09:23 | Atualizado em: 30/06/2023 13:01
![]() |
Recife divulgou estágio de alerta, e prefeitura orienta evitar deslocamentos (Rafael Vieira/DP) |
Em virtude das fortes chuvas que caem na Região Metropolitana do Recife, desde a madrugada desta sexta-feira (30). A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta laranja de chuvas moderadas a fortes. De acordo com a agência, o monitoramento indica que os acumulados de chuva devem aumentar nas próximas horas para a intensidade moderada, com pontos fortes.
O Centro de Operações do Recife (COP) decretou estágio de alerta às 7h45 desta sexta, e orienta que a população evite se deslocar pela cidade. Abrigos foram abertos para quem mora em áreas de risco. Segundo o COP, devido ao agravamento da situação meteorológica houve aumento nas ocorrências. "Situação de alto risco para a população, exigindo ação imediata das equipes municipais em diversas frentes", divulgou o centro. A Defesa Civil mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.
A tábua de maré atingiu o ponto mais baixo às 7h22, de 0,7 m, e está subindo até às 13h35, onde deve atingir 2 m. A maré volta a baixar, de 0,5m, às 19h47. Devido a intensidade da chuva e o aumento da maré a população deve ficar atenta. "Se estiver em local onde há risco de deslizamento, inundação ou desabamento, procure o abrigo mais próximo para o acolhimento", afirmou o COP.
A Apac e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicaram boletins indicando a sequência das chuvas durante o final de semana (1º e 2). Devido ao transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente, esse fator contribui para a ocorrência das chuvas no Agreste do Rio Grande do Norte até Alagoas, consequentemente passando por Pernambuco.
Deslizamento
Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, uma barreira deslizou e atingiu uma casa na rua Engenheiro Caldas, em Dois Unidos, na Zona Norte do Recife. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h e enviou duas viaturas ao local, ninguém ficou ferido. No local, foi feito o isolamento para avaliação da Defesa Civil.
A moradora da residência atingida foi orientada sobre os riscos de permanecer no imovel, e se encontra na casa de parentes.
Suspensão de aulas
As universidades anunciaram a suspensão de aulas presenciais nesta sexta, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) suspendeu as aulas até às 12h, e a Universidade de Pernambuco (UPE) terá expediente remoto. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) suspendeu as aulas pela manhã e à tarde. A rede estadual de ensino teve suspensão facultativa, onde cada escola decidiu se haveria aulas. No Cabo de Santo Agostinho as aulas da rede municipal foram em formato remoto. E em Moreno as escolas da Zona Rural ficou sem expediente.
Abrigos
No Recife, há dez abrigos abertos para pessoas disponibilizados na capital pernambucana para aqueles que precisam deixar suas casas devido a áreas de risco. Nesses locais, há colchões, materiais de limpeza, comida para consumo rápido e lençóis, entre outros itens. Confira os locais:
Zona Sul
-Escola Municipal Professor Florestan Fernandes, Rua Rio Paranaíba, 541, Ibura;
-Escola Municipal Jardim Monte Verde, Avenida Chapada do Araripe, 223, Cohab;
-Conselho de Cidadania Josué Pinto (Espaço Pertencer), Avenida Vereador Otacílio Azevedo, 730, em Brejo de Beberibe;
-Igreja Batista do Caçote: R. Dona Ana Aurora, 2042 - Areias;
Zona Oeste
-Centro Social Bidu Krause: Travessa Onze de Agosto, s/n, Curado
-Escola Municipal Dina de Oliveira, Rua São Matheus, s/n, na Iputinga.
-Associação de Moradores da Vila Felicidade e Nova Caxangá: Rua Engenheiro André Dias de Arruda Falcão, 49-24, na Caxangá;
-Igreja Batista Nacional: Rua Coripós, 91, em Coqueiral, Recife;
Zona Norte
-Escola Municipal Água Fria, Rua dos Craveiros, 441, em Campina do Barreto
-Escola Municipal Diacono Abel Gueiros, 7696, na Macaxeira.
Já foram registrados volumes de chuvas que passam de 100 milímetros, em Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, registrou 164,88mm, Itamaracá foram 117,06 mm, já no Recife, Alto Mandú, Zona Norte, foi de 97,21 mm e Areias, na Zona Sul foi de 94,40 mm.
Transporte público
Os pontos de alagamentos na Região Metropolitana, provocou a suspensão temporária de 12 linhas de ônibus, durante esta manhã, segundo o Grande Recife Consórcio
As linhas são:
214 – UR-02/Ibura (Opcional);
224 – UR-11 (Opcional);
229 – Marcos Freire (Opcional);
115 – TI Aeroporto/TI Afogados;
121 – Vila da Sudene;
122 – Vila do Ipsep;
4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita);
4133 – Três Carneiros (Cais de santa Rita);
4134 – Lagoa Encantada (Cais de Santa Rita);
4135 – UR-10 (Cais de Santa Rita);
4137 – UR-11 (Cais de Santa Rita);
4142 – Alto Dois Carneiros (Cais de Santa Rita).
Segundo o órgão, as demais linhas e terminais integrados continuam operando, será feito o monitoramento para que em caso das águas estiverem baixando nas vias, a operação das linhas irá retornar à normalidade.
Principais pontos de alagamento:
Avenida Recife, entrada do Ibura.
Avenida Dois Rios, Ibura
Avenida Antônio de Góes, Pina
Avenida Maurício de Nassau, Iputinga
Avenida Professor Moraes Rego, Cidade Universitária
Avenida Norte, encontro com a Rua Quarenta e Oito;
Avenida Agamenon Magalhães, encontro com a avenida Rui Barbosa.
Avenida Boa Viagem, próximo à Rua Frei Leandro.
Avenida Engenheiros Domingos Ferreira, próximo ao Clinical Center
Voos alterados
Devido a intensidade das chuvas, nove voos do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre, na Zona Sul do Recife, sofreram alteração da rota para outros aeroportos e outros três voos estão cancelados.
Os três voos cancelados são da companhia aérea Azul e seguiram para os aeroportos de Aracaju, em Sergipe; Petrolina, no Sertão; e Viracopos, em São Paulo.
Segundo a empresa administradora no terminal Gilberto Freyre, Aena Brasil, quatro voos possuem retorno programado, recomendando que os passageiros verifiquem a situação de seus voos. "As equipes de operações estão monitorando a situação meteorológica. Recomendamos aos passageiros que consultem a situação do seu voo com a companhia aérea antes de sair de casa".
Recomendações de segurança
- Fique atento caso alguma parede apresente umidade. O seguro é manter distância e não conectar eletroeletrônicos no local, de forma a evitar o risco de choque;
- Durante uma tempestade, evite locais abertos. Além disso, não procure abrigos sob árvores e postes. O recomendado é ficar dentro de casa até que a chuva passe;
- Não faça a manutenção ou instalação da antena de TV ou qualquer equipamento nos telhados enquanto estiver chovendo, pois realizar serviços em locais elevados e com objetos metálicos aumenta o risco de exposição aos raios. Se a antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;
- Aos primeiros sinais de alagamento, desligue o disjuntor da casa. Em seguida, desconecte todos os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água; o alerta acontece quando o disjuntor estiver numa área já alagada. Nesse caso, a distribuidora deve ser acionada imediatamente através da Central de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia, pelo número 116. Quando o serviço for restabelecido, o ideal é que um profissional qualificado avalie a rede elétrica da residência antes de religar o disjuntor.