CONGRESSO NACIONAL

União recua e mantém recursos do Sistema S

Publicado em: 26/05/2023 08:00

 (Foto: Marcos Oliveira/Divulgação)
Foto: Marcos Oliveira/Divulgação
Após semanas de pressão dos representantes do Sistema S em todo o território nacional contra o repasse de 5% dos recursos da entidade à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), aparentemente, o cabo de guerra chegou ao fim. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), prometeu vetar os artigos 11 e 12  do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 9/2023, que foi aprovado em votação no Senado na última quarta-feira (24).

Histórico
O PLV 9/2023 foi derivado de uma Medida Provisória (MP) proposta, em 2022, pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). O intuito seria alterar a lei que garante isenções ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) para atividades determinadas. Os artigos 11 e 12 permitiriam um favorecimento de 5% à Embratur, que teve uma mudança em seu regimento com a troca de comando do governo federal. 

Sob ameaça de fechamento, foi firmado um acordo para que o instituto de fomento ao turismo virasse agência, o que, na prática, significa que não seriam mais destinados recursos públicos ao órgão, que, atualmente, é presidido por Marcelo Freixo (PT).

As Federações do Comércio (Fecomércio) estaduais reclamaram da medida, sob afirmação de que o remanejamento de recursos significaria reduzir em mais de R$ 120 milhões a capacidade de investimento do Sesc e do Senac, o que, segundo as entidades, acarretaria no encerramento de postos em centenas de cidades no país e no fechamento de mais de 30 mil vagas em cursos profissionalizantes.

Freixo retrucou e reiterou que “o Sistema S tem um superávit bilionário, e a destinação dos recursos seria convertida em benefícios para o turismo nacional, além da multiplicação do capital investido”. 

Repercussão
Em depoimento exclusivo ao Diario, o presidente da Fecomércio em Pernambuco, Bernardo Peixoto, comentou a decisão. “Todos saíram ganhando, principalmente os brasileiros.  Nosso agradecimento maior à atuação dos senadores que defenderam nossas entidades. Vamos ajudar também a Embratur, incentivando o turismo brasileiro e capacitando a população para trabalhar no setor. Ficamos muito felizes com o resultado do acordo.”

Pressões
Além de enviar diversas comitivas a Brasília para dialogar com os senadores dos respectivos estados, os diretórios estaduais da Fecomércio promoveram o “Dia S”, com paralisação das atividades no Sesc e Senac, e protestos de funcionários e membros da sociedade civil organizada contra o PLV.

Bastidor
Apesar de os parlamentares da Casa Alta terem mantido o silêncio até o último segundo, o recado parece ter sido eficaz, já que o governo federal acabou cedendo à pressão. A indecisão até o último instante, principalmente por parte da base aliada no Congresso, foi uma forma de “assustar” o Sistema S, que foi aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o período de campanha nas eleições de 2022, segundo uma fonte.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.