RÚSSIA

Tribunal russo estende até 30 de agosto prisão do jornalista Gershkovich

Por: AFP

Publicado em: 23/05/2023 19:28

 (Foto: AFP)
Foto: AFP
Um tribunal russo prorrogou por três meses, nesta terça-feira (23), a prisão preventiva imposta ao jornalista americano Evan Gershkovich, do The Wall Street Journal, detido em março por acusações de "espionagem". O repórter nega.

"O tribunal aceitou o pedido dos investigadores para prorrogar a medida de prisão preventiva até 30 de agosto", informou a Justiça à agência estatal de notícias RIA Novosti.

Esta decisão corresponde ao pedido feito pelos serviços de segurança russos (FSB).

Os Estados Unidos reiteraram seus pedidos para que a Rússia liberte o repórter.

"Seguimos pedindo sua libertação imediata, assim como a libertação imediata de Paul Whelan", disse a jornalistas o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, referindo-se a Gershovich e a um ex-infante da Marinha também detido.

O Kremlin afirma que Gershkovich foi detido "em flagrante delito", sem divulgar provas, já que o caso foi classificado como secreto.

Entre as acusações, está a de coletar informações sobre a indústria de defesa russa.

Gershkovich, sua família, o The Wall Street Journal e as autoridades americanas negam as acusações contra ele. Se for considerado culpado, pode ser condenado a uma pena de 20 anos de prisão.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.