RUAS PARA AS CRIANÇAS

Recife realiza encontro para tornar as vias mais acessíveis para as crianças

Publicado em: 25/05/2023 16:08 | Atualizado em: 25/05/2023 17:05

Objetivo do evento foi pensar em soluções urbanas para promover espaços mais seguros, vibrantes e inclusivos
 (Foto: Divulgação )
Objetivo do evento foi pensar em soluções urbanas para promover espaços mais seguros, vibrantes e inclusivos (Foto: Divulgação )
Técnicos da Prefeitura do Recife participaram, nesta quinta-feira (25), de um workshop do Programa "Street for Kids", da GDCI, referência global em desenho de ruas e parceira da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária. O encontro aconteceu no Auditório do Museu do Artesanato, no Bairro do Recife, e contou com representantes da sociedade civil, além de órgãos como CTTU, Recentro, Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Secretaria de Inovação Urbana, Secretaria da Primeira Infância, Secretaria de Educação e Emlurb.

A proposta é fazer com que o corpo técnico que realiza os projetos viários observe a vulnerabilidade das crianças nas vias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no mundo, os sinistros de trânsito são a principal causa de morte entre crianças e adolescentes, tanto porque, em sua maioria, são pedestres, quanto porque têm o corpo mais frágil aos impactos causados pelas ocorrências. 

O encontro reuniu 100 pessoas de formações variadas para pensar em soluções de desenho de ruas para crianças. De acordo com a PCR, a cidade já realizou algumas intervenções com esse objetivo - como as áreas de trânsito calmo utilizando urbanismo tático no Rosarinho, no Burity (ambos na Zona Norte) e em Jardim Monte Verde (Zona Sul), que redesenharam as ruas para readequar as velocidades, favorecer o caminho dos pedestres e criar novas áreas de brincadeira e convivência para moradores e crianças. Similarmente,  na Rua das Oficinas, no Pina, a calçada foi aumentada para acomodar a passagem dos estudantes, e foram desenhados caminhos e amarelinhas, não somente melhorando a segurança mas trazendo diversão para as crianças no caminho da escola. Na ocasião, a principal atividade foi o uso do periscópio inverso, uma ferramenta para as pessoas colocarem o rosto e enxergarem a rua como se estivesse à altura das crianças.

"A rua é um espaço de deslocamento, mas também de brincadeira, de convivência, é um lugar em que queremos estar. Por isso, nós, gestores, devemos fazer ruas cada vez mais atrativas para as pessoas porque ruas seguras são ruas ocupadas. E não tem nada mais seguro do que ruas voltadas para as crianças, porque se elas, que são os cidadãos mais frágeis, estão seguras, toda a população estará", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

RECURSOS 

O “Street For Kids”, da Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI), anunciou, em abril, o incentivo de até US$ 20 mil (mais de R$ 100 mil) para realização do projeto submetido pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), que vai adaptar às ruas Silva Jardim e 22 de Agosto, no bairro do Jordão, região periférica da Zona Sul da capital pernambucana. Para viabilizar a implantação da sinalização viária, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) fará o calçamento da via. O projeto será entregue até o final de dezembro de 2023. 

A intervenção vai melhorar a segurança e o conforto das crianças e cuidadores que acessam as três escolas do entorno. O projeto visa atender aos 566 estudantes (de 2 a 10 anos) das três escolas da região, além das demais crianças que habitam o bairro,  e onde aproximadamente 1.200 pedestres trafegam diariamente apenas nos horários de  entrada e saída das escolas. Além disso, o projeto pretende ativar um espaço verde subutilizado para oferecer mais oportunidades de brincadeiras e  lazer para as crianças e jovens do bairro. 

A presença de crianças e cuidadores, especialmente mulheres, sinaliza para as pessoas que um espaço público é seguro. Crianças sem supervisão aumentam a percepção de segurança e confiança na comunidade. Em todo o mundo, os pequenos podem realizar pequenas tarefas por conta própria em diferentes idades; no entanto, em países com uma forte cultura de caminhada, ciclismo e uso de transporte coletivo, as crianças andam pelas ruas de maneira autossuficiente mais cedo. 

A exposição à diversidade de usuários e de atividades que acontecem nas ruas pode aumentar a consciência das crianças sobre as questões locais, e também oferecer oportunidades de interações sociais entre si e com os adultos. Essas experiências podem fortalecer o sentimento de pertencimento e cidadania. Além disso, quando as crianças estão mais presentes e visíveis, utilizando as ruas, elas estão mais presentes na mente dos formuladores de políticas públicas e gestores públicos.
Tags: ruas | acessibilidade | recife |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.