JUSTIÇA ELEITORAL

STF elege lista quádrupla para escolha de novos ministros do TSE

Publicado em: 24/05/2023 18:33

 (Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeram quatro magistrados que formam uma lista quádrupla para integrar o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros vão ocupar as vagas deixadas por Sérgio Banhos e Carlos Horbach, que atingiram o tempo limite para ficar no cargo na corte eleitoral.

Cada integrante do TSE tem mandato de até dois anos. Os quatro nomes serão enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que faz a escolha dos dois nomes que ocuparão as vagas. Os novos ministros escolhidos pelo petista participarão do julgamento que pode declarar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os mais votados pelos ministros do Supremo são Daniela Borges, Edilene Lobo, Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares, que já é ministro substituto na corte eleitoral.

Floriano é ex-diretor da Faculdade de Direito e professor da Universidade de São Paulo (USP), e um nome próximo ao ministro Alexandre de Moraes, atual presidente. Estão no TSE também Cármen Lúcia, Benedito Gonçalves, Raul Araújo e Kássio Nunes.

O órgão é composto por sete ministros, sendo que três são escolhidos entre os juízes que integram STF, dois que atuam no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois escolhidos pelo presidente da República a partir da lista encaminhada pela Suprema Corte.

Tags: tse | ministros | lista | stf |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.