CELEBRAÇÃO

Solenidade em Vitória celebra os 378 anos do Compromisso Imortal

Publicado em: 23/05/2023 19:19

 (Foto: Divulgação. )
Foto: Divulgação.
Vitória de Santo Antão celebrou com solenidade nesta terça-feira (23), os 378 anos do Compromisso Imortal, relembrando a importância de um documento assinado em 1645 durante o episódio conhecido como Insurreição Pernambucana, movimento que expulsou os holandeses das terras locais. Durante a passagem da data, o prefeito Paulo Roberto recebeu algumas autoridades, entre elas, o General Carlos Machado, comandante da 7° Região Militar.
 
As comemorações se concentraram na Praça Diogo de Braga, e no Teatro Silogeu, havendo hasteamento de bandeiras, com a execução do hino brasileiro pela Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto, apresentação da peça “Vitória, preserva tua história”, palestra sobre data, com o Coronel  Monteiro, e apresentação da Banda de Música do Comando Militar do Nordeste. O evento contou com a presença de militares do Tiro de Guerra 07/004 e alunos de escolas públicas. O chamado Compromisso Imortal foi assinado por 18 líderes da Insurreição Pernambucana e mencionou pela primeira vez o termo “pátria”, marcando a independência do Nordeste das mãos dos invasores europeus.
 
“O primeiro grande movimento dessa insurreição foi exatamente a Batalha do Monte das Tabocas, ocorrida aqui. É importante que as novas gerações vejam isso e tenham conhecimento desses acontecimentos tão relevantes para o Brasil. O povo que não cultua sua memória ele não tem visão de futuro, então é importante que a gente faça essas atividades que vão fazer com que as pessoas tenham noção de sua história”, explicou Machado.
 
Para o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA), Pedro Ferrer, a presença de lideranças militares reforça a necessidade de ampliar a divulgação de datas como essas. “É importantíssimo para nós do Instituto Histórico e para os antonenses de um modo geral, porque há tempos que vínhamos lutando para que o Exército tomasse conta dessa divulgação para valorizar a nossa história, a nossa memória e a cultura vitoriense para escolas de outros estados”.
 
Paulo Roberto, prefeito do município, salientou a contribuição de Vitória nesse episódio marcante da história brasileira. “Podemos dizer que aqui nasceu o embrião do sentimento nativista do povo brasileiro, pois foi aqui que aconteceu a primeira batalha e é por isso que hoje nós temos esse país. Fica o recado para que as próximas gerações tenham que preservar esse passado histórico de muito brilho e de muitas vitórias”, encerrou o gestor.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.