SAÚDE

Serra Talhada lança projeto pioneiro de tecnologia de combate à hipertensão arterial na Atenção Básica

Publicado em: 19/05/2023 16:14

Expectativa é de que, através do diagnóstico correto da hipertensão arterial, haverá redução na mortalidade dos pacientes
 (Foto: Divulgação )
Expectativa é de que, através do diagnóstico correto da hipertensão arterial, haverá redução na mortalidade dos pacientes (Foto: Divulgação )
O município de Serra Talhada segue investindo no aperfeiçoamento dos serviços de saúde para a população. Com o objetivo de fazer um acompanhamento de pacientes com hipertensão, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o projeto pioneiro TELE-HA: Tecnologia e Informação a Serviço da Saúde, voltado para o combate à hipertensão arterial na Atenção Básica.

Através do projeto, serão ofertadas as seguintes ações: Monitorização Residencial da Pressão Arterial (MRPA), substituição de monitores de pressão arterial nas unidades básicas de saúde, educação continuada para profissionais da Atenção Básica e suporte de especialistas.

Inicialmente, serão atendidas as Unidades Básicas de Saúde da Caxixola, Cohab II, Mutirão I e II, Vila Bela e Alto da Conceição. Cada UBS receberá 4 equipamentos de MRPA com Bluetooth; 1 monitor de pressão profissional de braço; cartões de MRPA conforme protocolo do exame; cartões de automedida da Pressão Arterial e caderneta do hipertenso.

A secretária de Saúde, Lisbeth Lima, explica a importância do projeto para o município. “Serra Talhada é a primeira cidade no país a implantar essa tecnologia para monitoramento dos pacientes hipertensos, uma estratégia inovadora que utiliza medidas fora do consultório para o diagnóstico correto da hipertensão arterial, um projeto piloto que está sendo implantado inicialmente em cinco unidades e tem como objetivo servir de modelo para outros municípios, não só de Pernambuco, mas de todo o país”, relatou.

Ainda segundo a secretária, através do diagnóstico correto da hipertensão arterial haverá uma redução na mortalidade dos pacientes. “O resultado destas ações de combate à hipertensão na Atenção Básica vai reduzir a mortalidade por infarto, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e AVC. Com recursos, diagnósticos modernos e equipes de saúde capacitadas vamos virar o jogo no combate à hipertensão arterial, afirmou.

A prefeita Márcia Conrado ressaltou o compromisso do governo com a saúde dos serra-talhadenses. “Esse projeto é mais uma conquista para a saúde da nossa população, uma ferramenta inovadora que muito em breve estará em toda a Atenção Básica, garantindo que os nossos pacientes sejam corretamente diagnosticados e cuidados, reforçando uma série de políticas de saúde que já conseguimos implantar, a exemplo do projeto Bate Bate Coração, que garante atendimento cardiológico nas unidades para os serra-talhadenses”, afirmou a gestora.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.