CONGRESSO

Senado aprova indicações para embaixadas em Cuba, Israel e no Reino Unido

Publicado em: 24/05/2023 15:02

 (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O Senado aprovou, nesta terça-feira (23/5), três novos diplomatas para assumirem embaixadas brasileiras no exterior. Antonio Patriota assume a embaixada do Reino Unido e Irlanda do Norte; Christian Vargas, a de Cuba; e Frederico Salomão, Israel. Os diplomatas já tinham sido sabatinados na Comissão de Relações Exteriores (CRE). Agora, a aprovação sera comunicada à Presidência da República.

Patriota já representou o país na Organização das Nações Unidas (ONU), entre 2013 e 2016; foi embaixador nos Estados Unidos, Itália e Egito, além de ter sido ministro das Relações Exteriores durante o governo de Dilma Rousseff, de 2011 a 2013.

Durante a votação, o relator Cid Gomes (PDT-CE) parabenizou a indicação de Patriota e cobrou atenção ao turismo de estrangeiros no país.

“Ele [Patriota] está sendo indicado com o parecer favorável da CRE. Nós, do Norte e do Nordeste, temos vocação turística e desafios de públicos internacionais a serem atraídos para cá. Eu tenho certeza que, com a ajuda da embaixada brasileira no Reino Unido e da Embratur, é muito razoável que a gente venda esses destinos turísticos e se diferencie de outros destinos. O embaixador se comprometeu a dar atenção especial à questão desse turismo, das regiões mais pobres”, observou o senador.

Já Christian Vargas trabalhou nas embaixadas dos Estados Unidos e na Rússia; na Organização dos Estados Americanos (OEA) e no Ministério de Minas e Energia. Ele foi assessor diplomático na comitiva do ex-ministro Bento Albuquerque na viagem à Arábia Saudita e estava no voo que trouxe as joias apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Frederico Salomão, por sua vez, foi embaixador no Cazaquistão, entre 2006 e 2011; no Marrocos, de 2011 a 2015; e serviu em missões diplomáticas brasileiras no Iraque, Rússia, Suíça, Cuba, Guiana e junto à ONU.
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.