TRIBUNAL DE CONTAS

Rodrigo Novaes é eleito para segunda vaga no TCE

Publicado em: 24/05/2023 08:30

 (Foto: Roberto Soares/Divulgação)
Foto: Roberto Soares/Divulgação
O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSB) foi eleito, na tarde de ontem (23), para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Pernambuco. A votação ocorreu no plenário da Assembleia Legislativa (Alepe). Novaes garantiu um total de 30 votos, tendo desbancado o também deputado estadual Joaquim Lira (PV), que recebeu 18 votos, e o advogado Osvir Thomaz, que não conquistou nenhum. A votação aconteceu de forma secreta e, dos 49 parlamentares, apenas um votou nulo. 

Durante o discurso de comemoração, Novaes demonstrou felicidade e falou com satisfação sobre o tempo em que passou na Alepe. “Durante toda a minha legislatura sempre tive amizade, correção e lealdade. O desafio de disputar a vaga para o Tribunal de Contas foi mais uma prova disso. Essa foi a eleição mais difícil que eu já disputei, mas também a que trouxe uma enorme felicidade. Somos uma Casa democrática”, afirmou.

Crítica velada
O presidente da Alepe, deputado estadual Álvaro Porto (PSDB), fez questão de saudar o conselheiro eleito e reforçou que a Assembleia Legislativa segue independente, uma indireta à governadora Raquel Lyra (PSDB), que, nos bastidores, teria tentado “passar por cima da decisão da maioria parlamentar”, segundo fontes.

“Mais uma vez está comprovado que Alepe tem autonomia, é independente, não é submissa a poder nenhum. Estamos aqui para ajudar os pernambucanos. Nós tivemos essa votação sem precisarmos oferecer nada em troca, sem querer passar por cima de deputados, achando que estava ‘num balcão de bodega’ para comprar parlamentares, mas isso não aconteceu”, alfinetou Porto. 

Outros deputados também fizeram menção à autonomia da Casa de Joaquim Nabuco, tendo reafirmado que não serão “subservientes” ao Palácio do Campo das Princesas. “Temos uma Casa respeitada, onde os deputados têm voz, são respeitados nos debates e nas discussões dos projetos de lei. Não uma Casa subordinada a quem quer que seja. Nós respeitamos os demais poderes e exigimos respeito dos outros poderes”, reiterou Rodrigo Novaes.

Dança das cadeiras
Com o resultado, Diogo Moraes (PSB), suplente, assume a cadeira de Novaes na Alepe. Nas eleições de 2022, o socialista recebeu 43.117 votos e só não foi eleito, à época, por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determinou o deferimento do registro de Lula Cabral (SD), que estava com a candidatura sub judice a pedido do Tribunal de Contas do Estado por supostas irregularidades na gestão orçamentária do Cabo de Santo Agostinho, no período em que foi prefeito do município. 

Biografia
Nascido no Recife, Rodrigo Novaes (PSB) é advogado e foi eleito deputado estadual por Pernambuco em quatro eleições consecutivas: 2010, 2014, 2018 e 2022. Durante o segundo mandato do ex-governador Paulo Câmara (PSB), assumiu a Secretaria de Turismo e Lazer.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.