SERVIÇO

Recife realiza evento em alerta ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas

Publicado em: 22/05/2023 17:03

Ação será realizada nesta terça-feira (23), das 9h às 11h30, no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e terá a participação de crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais
 (Foto: Divulgação )
Ação será realizada nesta terça-feira (23), das 9h às 11h30, no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e terá a participação de crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais (Foto: Divulgação )
A Prefeitura do Recife, numa ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas  da Secretaria de Defesa Social (SDS), Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) e a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) promove nesta terça-feira (23) um evento para alertar a população sobre o perigo e todas as questões relacionadas ao desaparecimento de crianças e adolescentes. A ação ocorre em alusão ao Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, cuja data de origem é 25 de maio. A ação será realizada das 9h às 11h30, no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e terá a participação de crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais.

O objetivo do evento é democratizar o acesso à informação e proteger crianças e jovens no enfrentamento às violações dos Direitos Humanos e pretende ainda desmistificar a causa, os efeitos e a prevenção do desaparecimento de crianças e adolescentes. Para Silma Queiroz, gerente da Criança e do Adolescente do Recife, é importante esclarecer a temática para dar visibilidade a um fenômeno social que ainda é pouco divulgado. “Queremos encorajar a denúncia sobre essa violação de direitos humanos, estimulando a multiplicação da informação, quanto ao desaparecimento para fins de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, trabalho escravo moderno e tráfico de órgãos", ressaltou.

O Dia Internacional das Crianças Desaparecidas foi escolhido em homenagem a Ethan Patz, criança de seis anos que desapareceu em Nova Iorque, em 1979, nunca sendo encontrada novamente. A data tem como objetivo alertar a população sobre o perigo e todas as questões relacionadas ao desaparecimento de crianças e adolescentes. De acordo com o S.O.S. Crianças Desaparecidas, estima-se que aproximadamente 50 mil jovens desaparecem por ano no Brasil. A data mobiliza várias instituições para solucionar os milhares de casos de jovens desaparecidos.

Participam da ação, Giselly Pereira, chefe da Unidade de Prevenção e Escuta Especializada do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA); Jeanne de Aguiar Pinheiro de Souza, chefe do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Defesa Social; Silma Queiroz, gerente da Criança e do Adolescente do Recife e ainda  representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco e da Sociedade Bíblica do Brasil.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.