SERVIÇO

Recife entrega contenção de encosta e novo espaço do Tá Aprumado no Vasco da Gama

Publicado em: 19/05/2023 15:16 | Atualizado em: 20/05/2023 11:38

Barreira ganhou serviços de drenagem, contenção e estabilização de encostas. De acordo com a Prefeitura, a obra beneficia 23 famílias que moram na área
 (Foto: Divulgação )
Barreira ganhou serviços de drenagem, contenção e estabilização de encostas. De acordo com a Prefeitura, a obra beneficia 23 famílias que moram na área (Foto: Divulgação )
A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta (19), mais uma obra de contenção definitiva de encostas, uma barreira onde antes havia uma área de risco. As intervenções foram realizadas por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Segundo a Prefeitura, o investimento total da obra foi de R$ 902 mil, beneficiando diretamente 23 famílias moradoras da área. O prefeito também entregou uma obra do programa Tá Aprumado em uma área de aproximadamente 35 metros quadrados, que antes era tomada por um grande acúmulo de lixo.

A barreira da Rua Vasco da Gama recebeu três muros de arrimo, totalizando 336,04 metros quadrados, além de 650,00 metros quadrados de tela argamassada e 107,36 m de drenagem. Também foram executados 370,00 metros quadrados de piso de concreto e assentados 24 corrimãos.  No bairro, a URB irá iniciar obras de contenção de encostas nas ruas José Rebouças, Ribamar e Rio Novo, e na Primeira Travessa Padre Severino.

Dona Maria do Carmo Ramos, 60, nasceu e mora na mesma casa, na Rua Vasco da Gama, até hoje. Ela explicou como a sensação de segurança mudou completamente após a entrega da obra: “Quando chovia por aqui ninguém passava. Eu mesma já perdi um irmão que caiu da barreira. Era uma área muito perigosa, que tinha vários animais, ratos. Agora tá ótimo, maravilhoso, só tenho que agradecer."

“A principal função da tela argamassada é impermeabilizar o solo, evitando a entrada de água. O muro de arrimo serve para proteção e a canaleta tem o papel de drenar toda a água que escorre pela área. Esse conjunto de intervenções são feitas depois que conversamos com a comunidade para saber o que as pessoas preferem e assim deixar o local, que era de altíssimo risco, protegido. Estamos trabalhando dessa forma em toda a cidade e agora, com o recurso do BID, vamos conseguir chegar em mais de 500 pontos do Recife com obras de grande porte”, disse o prefeito João Campos durante a entrega.

Também foiinaugurada uma praça de lazer e convivência para a comunidade através do programa Tá Aprumado, em uma área de aproximadamente 35 metros quadrados. O  conceito do espaço foi construído por meio da escuta ativa dos moradores, que apresentaram ideias de elementos lúdicos que representam o céu.

A obra foi realizada junto ao muro da casa de Mário Pereira, 35, que mora na comunidade há dois anos e contou ter ficado satisfeito com o resultado. “Antes, eu não conseguia nem abrir a janela por causa de mosca e lixo. As pessoas jogavam sacos de comida e os cachorros rasgavam. Agora tá 100%.”, disse ele.

O Tá Aprumado é fruto de uma ação conjunta e multissetorial da Prefeitura, com o objetivo de reforçar as ações de zeladoria na cidade. Ele se divide em dois eixos principais: a recuperação de áreas degradadas e a integração dos serviços de zeladoria da cidade.

Inverso  
A Prefeitura do Recife anunciou a Ação Inverno 2023, com investimento total de R$ 291 milhões. Entre as medidas em execução estão ações de micro e macrodrenagem, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades.

Além disso, este ano, a Ação contará com novidades nos protocolos adotados em caso de alertas e na comunicação à população, utilizando a tecnologia a favor da segurança do recifense. As intervenções de infraestrutura também serão realizadas através do ProMorar.
Tags: ação | inverno | obras | serviço | recife |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.