ESTÁGIO DE ALERTA

Recife amanhece sob fortes chuvas e com vários pontos de alagamentos

Publicado em: 24/05/2023 08:53 | Atualizado em: 24/05/2023 13:33

 (Créditos: Aimé Kyrillos / DP)
Créditos: Aimé Kyrillos / DP

O estágio de alerta chegou no Recife hoje, nesta quarta(24) por volta das 6h. A APAC informou que até às 7h, os bairros onde mais choveram na capital pernamucana foi no Pina com 88,65 milímetros, Centro de Jaboatão dos Guararapes com 79,12 milímetros, Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes com 78,10 milímetros, Vila da Fábrica, em Camaragibe com 67,72 milímetros e Torreão com 67,68 milímetros. 

 

“Estamos em alerta, acompanhando a madrugada inteira o impacto da chuva. Foram mais de 75mm nas últimas 6h e nossas equipes estão mobilizadas no apoio à população. Com a maré subindo e a previsão de mais chuva, suspendemos as aulas e orientamos a população a evitar deslocamentos”, alerta João Campos, prefeito da cidade do Recife.      

 

Recife está sob alerta laranja e, nessa situação a Defesa Civil de Pernambuco já recebeu seis solicitações para a colocação de lonas, todas em situação grave. O sinal sobre a antecipação de chuvas na cidade tem sido informado pela APAC desde o último sábado (20). O Estado desde então ficou em alerta amarelo, sob observação com chuvas de baixa intensidade.

 

Diante dessa situação, cinco abrigos foram disponibilizados pela prefeitura, para acolher as famílias que estão em situação de vulnerabilidade e precisem deixar suas residencias provisoriamente.

 

Os locais e endereços são:

 

CSU Bidu Krause - Av. 11 de agosto S/N

 

Escola Paulo Sexto VI - Rua Guaiara, N 200, linha do tiro

 

Escola Diná Oliveira - Rua São Matheus, S/N, Iputinga

 

Escola Célia Arraes - Rua José Noya, 117 várzea

 

Igreja Batista de Coqueiral -  Rua Coripós, 91, Coqueiral

 

 

Com 120mm a cidade entrou em alerta máximo, vários pontos de serviços tiveram suas atividades suspensas, como o procon e as agencias de emprego por exemplo. 

 

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.

 

Desde então, o Centro de Operações do Recife COP, registrou os seguintes pontos de alagamento: Av. Dr. José Rufino, Av. Mal Mascarenhas de Moraes, Rua Emílio Monteiro Fonseca, Av. Eng. Abdias de Carvalho, Rua Antônio de Castro, Br 101 Rod. Gov. Mário Covas, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista central), Rua Imperial, Rua Motocolombó, Rua da Paz, Av. Caxangá, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista lateral). 

 

Diversas linhas de ônibus tiveram que parar de funcionar no Recife. Ao todo até o momento 27 linhas estão paradas, entre elas estão:

 

2480 TI Camaragibe/Derby

 

2437 TI camaragibe /  conde da boa vista

 

2423 Engenho do Meio / TI CDU

 

2425 Barbalho (Detran) TI CDU

 

2431 TI CDU (Circular)

 

2432 TI CDU (Várzea)

 

2433 Brasilit / TI CDU

 

2441 TI CDU  (Conde da Boa Vista)

 

2443 TI CDU / TI Joana Bezerra

 

 

Para mais imformações a população pode ligar para CTTU: 0800 0811078 

 

 

A Neoenergia ressaltou os cuidados com a eletricidade em períodos chuvosos:

 

Durante as chuvas, deve-se evitar locais abertos como piscinas, campos de futebol, praias e locais elevados, procurando ambientes abrigados. Não se deve ficar sob árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios. Caso aconteça um acidente, é necessário desligar a fonte de energia que está causando o choque elétrico. Se necessário, e somente após ter certeza que a fonte de energia foi desligada, a vítima pode ser afastada do local do acidente. O serviço oficial de socorro precisa ser chamado com urgência. Nessas ocasiões o SAMU deve ser acionado através do número 192. 

 

 

 

" A APAC  emitiu um aviso meteorológico ontem, prevendo as chuvas que ocorreriam nessa madrugada. O monitoramento a partir do radar, mostrou uma intensificação dessas chuvas, inicialmente na Região Metropolitana do Recife, por isso, renovamos o aviso meteorologico, subindo para a categoria laranja, que são chuvas de moderada a forte. Os acumulados até o momento, ficaram em quase todos os municípios entre 50 e 100mm, já no município de Jaboatão, os valores já ultrapassaram os 100 mm. A previsão do tempo é que esse sistema comece a se deslocar para a mata sul, reduzindo o quantitativo de chuvas na Região Metropolitana do Recife, passando a ficar de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia de hoje, porém, na mata Sul a tendência é de intensificação durante todo o dia se prolongando até a madrugada. Para o Agreste, as chuvas devem ficar entre moderadas, principalmente no Agreste Meridional e de fraca a moderada em outras áreas, a tendêcia é que o sistema vá reduzindo e perdendo a força para amanhã", explica Roni Guedes - Meteorolista APAC 

 

 

 

"Em relação aos rios, o monitoramento está acontecendo desde que as chuvas foram se intensificando. Na manhã de hoje está sendo emitido um alerta para o rio capibaribe, cuja estação de São Lourenço da Mata indica uma elevação do seu nivel.

Na bacia do rio Una foram emitido alertas para o rio Jacuípe, que permanece em estado de alerta e, para o rio Pirangi, que entrou em estado de alerta ontem, porém, já saiu. Na bacia do rio Sirinhaém, foi emitido um estado de alerta para a manhã da terça (23), mas também já está fora na zona de perigo", explica Kassio Kramer, gerente de monitoramento de Recursos Hídricos. 

 

 

 

Recaptulando os contatos para emergência ou informações:

 

 

 

SAMU - 192 

 

Corpo de Bombeiros - 193

 

CTTU - 0800 081 1078

 

Defesa Civil do Estado - 199 ou 31812490

 

Neoenergia - 116 ou (81) 32176990. 

Tags: chuvas | alagamentos | estÁgio | de | alerta |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.