UTI

Raquel Lyra inaugura UTI Cardiológica Pediátrica do Imip

Publicado em: 20/05/2023 10:12

 (Foto: Hesíodo Góes/Secom )
Foto: Hesíodo Góes/Secom
Um espaço para o atendimento especializado de Terapia Intensiva em Cardiologia Pediátrica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), foi inaugurado na última sexta-feira (19), pela governadora Raquel Lyra. Localizado no centro do Recife, o setor  é composto por 10 leitos de UTI cardiológica para crianças e foi construído com recursos do Governo do Estado, cerca de R$ 2,3 milhões. 
 
 (Foto: Hesíodo Góes/Secom )
Foto: Hesíodo Góes/Secom
 

A governadora ressaltou que o espaço será importante para reduzir a espera por cirurgias dessa especialidade, pois expande em 40% o número de leitos. “É um novo centro para atender as crianças com necessidade de UTI Cardiológica Pediátrica, com equipamentos de última geração e muita segurança. A expectativa é de quase dobrar a capacidade de cirurgias cardíacas em crianças no Imip para reduzir a espera e amenizar o sofrimento das famílias”, disse. 

O atendimento de Terapia Intensiva de Cardiologia Pediátrica do Imip era realizado em seis leitos na área da UTI pediátrica geral, que recebe também crianças com outros tipos de patologias. Com a inauguração, além destes seis leitos, foram acrescentados quatro novos leitos e a criação de um espaço reservado exclusivamente para esta especialidade. 

“A gente aumenta a capacidade de atender, especialmente às crianças com cardiopatia congênita, e aumenta também a complexidade da cirurgia”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
 (Foto: Américo Nunes
)
Foto: Américo Nunes
 

O serviço de Cardiologia Pediátrica do Imip é uma referência nacional no tratamento dos problemas cardíacos da infância para crianças do SUS, inclusive no transplante cardíaco pediátrico. “Além de ampliar o atendimento, será possível aumentar a complexidade dos procedimentos, evitando que as crianças precisem ir para outros estados”, destacou o cirurgião cardíaco pediátrico do Imip, Fernando Moraes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.