PERNAMBUCO

Programação de Maio Amarelo reforça educação de trânsito

Publicado em: 26/05/2023 13:18 | Atualizado em: 26/05/2023 13:19

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Toritama (Agreste), receberam esta semana ações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), dentro das atividades do Maio Amarelo, com prestação de serviços e educação de trânsito. A programação nas duas cidades incluiu palestra, recreação com crianças, simulador de direção, além da distribuição de material educativo, lixeirinhas e lacinhos amarelos, símbolo da campanha. As atuações nos municípios foram desenvolvidas por técnicos da Educação de Trânsito e agentes da Fiscalização do Detran-PE.

Em Vitória, na quarta-feira (24), parte das atividades foram realizadas na Owens Illinois, empresa fabricante de vidros e parceira na ação. No local, a alcoolemia foi um dos pontos abordados. Para isso, foram utilizados os óculos que simulam embriaguez e de realidade alterada. O primeiro causa a sensação de desequilíbrio e modifica a percepção de lateralidade e profundidade, semelhante aos efeitos do álcool. O segundo reproduz a condução de um veículo feita por um motorista que ingeriu álcool. Também houve emprego do simulador de direção, equipamento que imita a cabine de um automóvel e mostra a visão da estrada, quando o motorista faz uso de álcool.

Enquanto isso, na Praça Dom Luís de Brito, Centro, aconteceu uma blitz educativa com a participação da Operação Lei Seca (OLS) e do Departamento de Estradas de Rodagens (DER). No local também foi disponibilizado o Detran Itinerante, veículo equipado com computadores e internet para atendimento externo. Na unidade foi possível acompanhar solicitações, agendar serviços, verificar a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), abrir protocolos, imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), além de obter informações e tirar dúvidas relativas a veículos e habilitação. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, por meio da Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã e da Agência Municipal de Trânsito (AGTRan).

Na quinta-feira (25), foi a vez de Toritama, que recebeu uma blitz educativa com abordagem aos motoristas e motociclistas. A operação, na Avenida João Manoel da Silva, levou dicas de segurança, entre elas, como respeitar o pedestre e ciclista, obedecer os limites de velocidade, não usar o celular enquanto dirige e sempre colocar o cinto de segurança em todos os ocupantes do veículo, além de nunca beber e dirigir. O Detran Itinerante também foi disponibilizado para a população do município e cidades localizadas nas proximidades. A operação contou com a parceria da Prefeitura de Toritama por intermédio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do município (CTTU) e a parceria da OLS e do DER.

Ainda em Toritama, a ação educativa foi levada a estudantes da Escola Municipal Laura Lopes Tavares, no Bairro Deus é Fiel. A garotada presenciou uma encenação teatral com vivências simuladas de trânsito. A cena reproduziu deslocamentos de ciclistas, motociclistas e motoristas. Também houve reprodução do ato de dirigir, usando o cinto de segurança, e ensinamentos sobre comportamentos ao dirigir, alertando para o excesso de velocidade e o respeito à sinalização. Os alunos também receberam orientações sobre as formas de pilotagem correta e da necessidade do uso de capacete. Na Abordagem referente ao ciclismo, as recomendações foram sobre equipamentos de segurança e comportamento seguro. Todo o conteúdo foi trabalhado de forma lúdica e com utilização de músicas temáticas.

O Maio Amarelo é um movimento voltado para conscientizar a sociedade para práticas seguras no tráfego de veículos, que, este ano, traz como tema: “No trânsito, escolha a vida” e tem o slogan “Em Pernambuco, a vida é sempre prioridade”. A programação planejada pelo Detran-PE vai até o final do mês, abrangendo cidades de todas as regiões pernambucanas. Este ano a campanha completa 10 anos.

Este ano, o Detran-PE conta com a parceria do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial da UPE, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Secretaria de Mobilidade urbana de Olinda (SMOB), Secretaria de Trânsito de Jaboatão dos Guararapes, DER, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), OLS, Uninassau, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Honda e Yamaha. Também são parceiras nas atividades diversas prefeituras municipais, além dos shoppings Plaza, Camará, Tacaruna e Guararapes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.