REAJUSTE

Profissionais da Educação de Pernambuco protestam por piso salarial

Publicado em: 23/05/2023 14:12 | Atualizado em: 23/05/2023 23:07

Os profissionais saíram em caminhada em direção ao Palácio do Governo, mas não foram recebidos pela equipe da Governadora Raquel Lyra (Foto: Rômulo Chico/DP Foto)
Os profissionais saíram em caminhada em direção ao Palácio do Governo, mas não foram recebidos pela equipe da Governadora Raquel Lyra (Foto: Rômulo Chico/DP Foto)
Professores e trabalhadores da rede de ensino realizaram nesta segunda-feira (22), sob coordenação do sindicato da categoria, o Sintepe, uma assembleia seguida de passeata, para protestar contra o projeto de lei 712/2023 que passou por audiência pública na Assembleia Legislativa. O projeto de autoria do Executivo reajusta o Piso Salarial do Magistério em 14,95% só para cerca de seis mil professores, deixando de fora mais de de 50 mil servidores da Secretaria de Educação.
 
O Sintepe defende que o índice do Piso Salarial do Magistério de 14,95% seja aplicado em todos os salários dos servidores estaduais da educação. Para a presidente do Sintepe, Ivete Caetano, "o PL 712/2023 vai cometer diversas injustiças, uma delas, é igualar salários de servidores que têm mestrado e doutorado e mais tempo em sala de aula, com salários de servidores em início de carreira".
 
Após o Governo de Pernambuco divulgar em edição extra no Diário Oficial a nomeação de 2.907 candidatos aprovados em concurso público para professores da rede estadual, o Sintepe aproveitou para pressionar o governo do estado a pagar o piso a todos os profissionais de educação do estado. 
 
Os profissionais saíram em passeata a caminho do Palácio do Campo das Princesas onde solicitaram uma audiência com representantes do governo, mas não foram recebidos Diante do acontecido, foi declarado que "todas as escolas do estado devem ter as suas atividades suspensas nesta quinta-feira (25) para que o Governo de Pernambuco reavalie a sua posição e atenda o nosso pleito", finalizou a presidente do Sintepe. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.