REINO UNIDO

Príncipe Harry perde recurso para receber proteção policial no Reino Unido

Por: AFP

Publicado em: 23/05/2023 10:51

 (Foto: Matt Dunham / POOL / AFP)
Foto: Matt Dunham / POOL / AFP
O príncipe Harry perdeu nesta terça-feira (23) o recurso para impugnar a decisão do governo britânico de suspender a proteção policial para o filho mais novo do rei Charles III quando ele estiver no Reino Unido.

Harry, duque de Sussex, e sua esposa Meghan perderam a proteção das forças de segurança pagas pelo contribuinte quando decidiram abandonar a família real britânica, em 2020.

O casal, que mora na Califórnia, contratou a própria equipe de segurança particular nos Estados Unidos.

Harry afirma, entretanto, que sua equipe não tem jurisdição nem acesso a informações de inteligência para manter sua família segura em solo britânico.

O príncipe recorreu da decisão ao Ministério do Interior, que negou a possibilidade de pagar a segurança da família no Reino Unido com os seus fundos.

Nesta terça-feira, o juiz responsável pelo caso fechou a porta para novos processos.

Advogados do Ministério do Interior argumentaram, em uma audiência recente, que não é "apropriado" que as pessoas ricas "comprem" proteção que possa incluir agentes armados, quando foi decidido que o "interesse público não justifica" que recebam proteção especial com financiamento público. 

A  segurança do príncipe voltou a ser assunto na semana passada, quando Harry e sua esposa foram perseguidos de carro pelas ruas de Nova York por um grupo de paparazzi.

O incidente deu origem a relatos conflitantes, mas uma fonte próxima ao casal afirma que essa "perseguição" poderia ter sido "catastrófica". 
Tags: GB | policia | realeza | governo | justica | EUA |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.