NOVA OPERAÇÃO

Recife chega a 50 animais de grande porte recolhidos nas ruas

Publicado em: 23/05/2023 17:05 | Atualizado em: 23/05/2023 23:03

A ação reforça o compromisso da gestão municipal em garantir o bem-estar animal e a segurança da população. Os equídeos recolhidos foram encaminhados ao CVA
 (Foto: Divulgação/Wagner Ramos/PCR)
A ação reforça o compromisso da gestão municipal em garantir o bem-estar animal e a segurança da população. Os equídeos recolhidos foram encaminhados ao CVA (Foto: Divulgação/Wagner Ramos/PCR)
O Recife realizou nesta terça-feira (23) nova operação de recolhimento de animais de grande porte abandonados nas ruas ou usados em veículos de tração animal, o que é proibido por lei municipal. A ação aconteceu nos bairros de Campo Grande, Arruda, San Martin, São José e Joana Bezerra e foi realizada por vários órgãos da Prefeitura do Recife. Ao todo, já são 50 cavalos resgatados nas abordagens que ocorreram desde janeiro deste ano. 
 
As operações visam o combate aos maus-tratos contra animais. No caso dos cavalos, a gstão municipal, em nota, ressaltou  a "responsabilidade que os tutores têm para que não os deixe soltos, aumentando, assim, a possibilidade de acidentes graves". Os animais recolhidos estão sendo levados para o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, onde passam por exames para avaliar se possuem zoonoses. Caso estejam com algum mal irreversível, é feita a eutanásia. Nos animais saudáveis e sem donos (ou cujos proprietários não tenham apresentado condições) abrem-se procedimentos para a doação dos animais.
 
Recentemente, a Prefeitura do Recife lançou um edital de credenciamento de pessoas físicas ou jurídicas capacitadas e interessadas em receber doação desses cavalos recolhidos pela capital. "É importante para a continuidade da operação que pessoas responsáveis assumam a guarda desses animais, para que haja disponibilidade de novas vagas na unidade para onde são encaminhados", afirmou a secretária-executiva dos Direitos dos Animais do Recife (Seda), Andreza Romero. 
 
Além da Seda e do CVA, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento e a Polícia Militar de Pernambuco também participam das operações de fiscalização. 
 
No último domingo (21), as equipes da gestão municipal também recolheram animais em uma grande operação, que aconteceu na Zona Sul do Recife.

Tags: recolher | animais | rua | recife |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.