ALIMENTAÇÃO

Prefeitura do Jaboatão e Ceasa dão orientações sobre reaproveitamento de alimentos

Publicado em: 19/05/2023 08:40

 (Divulgação/Leandro de Santana)
Divulgação/Leandro de Santana
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Ceasa de Pernambuco promoveram, nesta quinta-feira (18), o 1° Encontro do Ceasa com donas de casas e produtoras rurais do município. O objetivo foi repassar dicas importantes para evitar desperdícios de alimentos e também como reaproveitar sobras de comidas. O evento aconteceu na Casa da Cultura, no Jaboatão Centro. 

Na ocasião, o técnico de Qualidade do Ceasa, Domingos Sávio, repassou o passo a passo de como fazer uma sopa reutilizando talos e cascas de legumes, sobras de verduras, juntamente com porções de arroz e macarrão deixadas na geladeira. "No processo de preparo dos alimentos é importante higienizar bem os produtos e acondicioná-los de forma correta na geladeira", afirmou Sávio. Ao final do encontro, foi servida uma sopa para os participantes, feita a partir de alimentos que seriam descartados.

A agricultora Cícera Maria da Silva gostou bastante das dicas e disse que irá colocá-las em prática. "Achei tudo importante que eles repassaram na palestra. Aprendi que se faz pizza até com massa de inhame. Vou fazer em casa e experimentar", ressaltou.

O prefeito Mano Medeiros participou do encontro e agradeceu ao Ceasa pela parceria e por ter explanado um tema importante para os municípios. "É uma oportunidade de aprendermos mais sobre os alimentos e como reaproveitá-los da melhor maneira. Esse foi o primeiro dos vários encontros que realizaremos junto com a Ceasa em outras áreas do Jaboatão”, falou o gestor.

Além do reaproveitamento de alimentos, a palestra abordou a questão da prática de atividade física, higiene de alimentos, dicas de nutrição e aproveitamento de resíduos para produção de  compostagem.


 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.